Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

CPA realiza planejamento de visitas às unidades


23/03/2018

Por: Alex Bicca (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

A Comissão Própria de Avaliação da Fiocruz (CPA-Fiocruz) realizou uma reunião em 22/03 com os vice-diretores de ensino das unidades do Rio de Janeiro. O encontro ocorreu na Ensp e o objetivo da atividade foi planejar as ações relativas à CPA-Itinerante. Participaram representantes de Farmanguinhos, INCQS, ICICT, IOC, EPSJV, IFF, INI, COC, Ensp e CPA. Além desses, também participou da reunião, o assessor Paulo Carvalho, da Fiocruz Brasília.

A CPA Itinerante é uma visita, organizada em parceria entre a unidade e a CPA, com o objetivo de esclarecer o papel da comissão na instituição na indução de melhorias, sobretudo no que tange à oferta dos cursos Lato sensu.

As visitas já foram realizadas em duas Unidades em novembro de 2017: COC e INCQS. Isabella Delgado, presidente da CPA, recorda que a experiência foi bastante rica por proporcionar a integração das unidades e dos diferentes segmentos que representam a CPA.

O objetivo da CPA Itinerante é reunir os diversos grupos representados e esclarecer o que é a CPA, Escola de Governo, credenciamento etc. Paulo Carvalho diz que é uma conversa informal com as unidades. “O que chamamos de segmentos são os grupos representados por alunos, professores, quadros técnico-administrativos, gestão e egressos”, complementa.

Paulo relembrou que a CPA é uma Comissão Própria de Avaliação, responsável pelo processo de autoavaliação institucional, e que sua implantação na Fiocruz decorreu do processo de credenciamento da instituição como Escola de Governo para oferta de cursos Lato sensu junto ao MEC. Além da exigência da implantação da CPA para o credenciamento, havia também a exigência da produção de um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e de um Plano Político Pedagógico (PPP).

Isabella esclarece que a CPA não tem finalidade de exercer nenhum tipo de controle interno, mas de ajudar na melhoria de processos.

Embora algumas unidades já estejam acostumadas com processos de avaliação da qualidade em função das boas práticas de laboratório, foi apontada a importância de se conhecer processos de avaliação na área de ensino lato sensu.

Os participantes da reunião também apontaram que a CPA pode ser uma ferramenta para repensar o Lato sensu dentro da instituição. A CPA deflagra processos, sistematiza e ajuda a gestão de ensino das Unidades a colocar esses processos numa agenda de prioridades.

Também foi apontado o papel o papel de aproximação da CPA com as Unidades, pois há dificuldades de adesão das pessoas aos processos avaliativos internos. É preciso pensar estratégias de reverter esse distanciamento.

As representantes das duas escolas, Ensp e EPSJV, sugeriram aproveitar as reuniões de colegiado, que ocorrem mensalmente, para a realização da reunião da CPA Itinerante, uma vez que a maior parte dos segmentos já se encontra representada nesses encontros.

A reunião foi finalizada com o encaminhamento de que a CPA vai fazer contato com cada unidade para agendar a data e organizar a CPA Itinerante. Esse será o primeiro encontro, mas pode haver outros para aprofundar outros temas. A CPA enviará um roteiro com links com todos os documentos importantes relativos à comissão.

Voltar ao topoVoltar