Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

CPA finaliza mandato da maioria de seus membros e apresenta relatório de Autovaliação Institucional


05/03/2018

Por: Alex Bicca (CPA/Fiocruz)

Compartilhar:

A CPA-Fiocruz realizou em 27 de fevereiro de 2018 a sua primeira reunião do ano e encerrou o primeiro biênio 2016-2018. O encontro ocorreu no Prédio da Expansão no Rio de Janeiro e serviu, dentre outras coisas, para apresentar o Relatório de Autoavaliação Institucional – 2016-2018 da CPA, encerrar o primeiro mandato da maioria dos membros da CPA-Fiocruz, empossada em março de 2016, através da Portaria nº 201/2016 e apresentar os membros que integrarão o novo mandato que será de 3 anos a partir de março.

A reunião contou com a participação por web conferência de José Ivo Pedrosa (Abrasco); Geisa Francisco da Silva (Fiocruz Ceará); e Haroldo Pontes (CNS). Presencialmente, participaram a presidente da CPA-Fiocruz, Isabella Delgado; o representante dos Egressos, Alex Bicca; André Lima (Conselho Comunitário de Manguinhos); as representantes do segmento docentes, Maria Auxiliadora de Souza Mendes Gomes (IFF) e Lenice Gnocchi da Costa Reis (ENSP); a servidora da CGE/Lato sensu, Sandra Benigno e a estagiária, Cristiane Travassos.

A reunião da CPA iniciou com a presidente, Isabella Delgado, agradecendo a participação de todos e anunciando a participação de dois convidados: Italo Kircove, que é assessor da Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento e Patrícia Barcelos da Associação de Pós-graduandos (APG-Fiocruz). Também estava presente à reunião o assessor da VPEIC, Paulo Carvalho.

Após a aprovação da Ata da reunião anterior, foi apresentado o Relatório de Autoavaliação Institucional – 2016-2018 da CPA. O documento conta as atividades que foram desenvolvidas ao longo dos últimos dois anos. Dispõe de vários anexos e aponta perspectivas. Após discussão e sugestões para que o documento apresente maior detalhamento sobre perspectivas, o relatório foi aprovado.

Outro ponto discutido com os membros da CPA foi o projeto da CPA Itinerante. Isabella relatou que a CPA Itinerante iniciou no mês de novembro e foi realizada em duas unidades: COC e INCQS. Em 2018 serão mais 10 unidades; sete no Rio de Janeiro (Ensp, EPSJV, Farmanguinhos, IFF, Icict, INI, IOC) e três fora do estado (Fiocruz Pernambuco, Fiocruz Amazonas e Fiocruz Brasília). Foi sugerido organizar um planejamento coletivo, junto com as unidades, para as próximas reuniões da CPA Itinerante.

Nesta primeira reunião do ano de 2018, de acordo com Isabella, há dois fatos que se destacam:  o encerramento do primeiro biênio da CPA, criada a partir da Portaria nº 200/2016 da Presidência da Fiocruz, e o final do mandato da maioria dos membros da Comissão. Isabella informou que conversou com todos os membros da CPA e que dos 12 membros atuais, 5 manifestaram a impossibilidade de continuar no próximo mandato que será de três anos, conforme Portaria recentemente publicada e informada na reunião.  

Composição

Permanecem como membros da CPA para o próximo mandato: como representante da Gestão do Ensino, Isabella Delgado; como representante do segmento dos Docentes, Maria Auxiliadora de Souza Mendes Gomes; no segmento de Técnico-administrativos, Geisa Francisco; no segmento alunos/egressos, Alex Bicca; no segmento Instituições externas vinculadas à educação em saúde, José Ivo Pedrosa e Cláudia Brandão; e no segmento Sociedade Civil Organizada, André Lima. Dois novos integrantes entrarão no próximo mandato: Italo Kircove, representando o segmento técnico-administrativo; e Patrícia Barcelos, representando o segmento de alunos/egressos.

Deixam a CPA os integrantes: Vera Lucia Kodjaoglanian (Gestão de Ensino); Lenice Gnocchi da Costa Reis (Docentes); Maria Fabiana Damásio Passos (Técnico-administrativos); Luciene Esteves da Silva (Alunos/egressos de cursos); e Haroldo Jorge de Carvalho Pontes (Sociedade Civil Organizada).

A renovação da CPA se deu em torno de 50% de seu quadro. Segunda Isabella, esse dado é interessante porque para cada segmento, mantemos pelo menos um representante do primeiro mandato, garantindo dessa forma a memória das principais atividades de estruturação e consolidação da Comissão ocorridas entre o período de março de 2016 a fevereiro de 2018.

Voltar ao topoVoltar