Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Covid-19: Podcast CoronaFatos aborda situação dos idosos na pandemia


17/08/2020

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

O décimo quinto episódio do podcast CoronaFatos, produzido pelo Canal Saúde, trata da questão dos idosos em relação à pandemia de Covid-19. O programa explica a vulnerabilidade das pessoas mais velhas ante o novo coronavírus; fala sobre as dificuldades e preconceitos enfrentados por eles; desfaz alguns estereótipos; dá dicas sobre como lidar melhor com as pessoas idosas durante a epidemia e o isolamento social; e aborda alguns dados da Convid – Pesquisa de Comportamentos, que também trata da situação dos idosos. Para isso, esse episódio conta com a participação da pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icic/Fiocruz), coordenadora do Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento e integrante da equipe da Convid, Dalia Romero.

Além disso, o programa também desmente fake news que têm as pessoas mais velhas como alvo. Uma que fala sobre a suposta cassação de aposentadorias de quem desrespeitasse a quarentena e outra que afirmava que a Organização Mundial da Saúde (OMS) teria alterado os conceitos de juventude e velhice.

O podcast CoronaFatos já tratou de temas como isolmento social, lockdown, máscaras, vacinas e, mais recentemente, crianças e idosos. Até o momento foram divulgados 15 espisódios, sempre às sextas-feiras no link do CoronaFatos, no site do Canal Saúde.

 

Voltar ao topoVoltar