Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Covid-19: novas orientações para os trabalhadores dos campi do Rio de Janeiro


18/03/2022

CCS

Compartilhar:

O grupo de Coordenação da Pandemia e interlocutores das unidades do Rio de Janeiro se reuniram nesta quinta-feira (17/3) para tratar da flexibilização gradual das medidas protetivas contra Covid-19, a partir do atual cenário epidemiológico do município. Uma nova avaliação do cenário será realizada pelo grupo no fim do mês de março. As novas orientações são direcionadas apenas aos trabalhadores dos campi do Rio de Janeiro.

Uso de máscaras e retorno às atividades presenciais

Pelos atuais dados epidemiológicos do município do Rio de Janeiro, o grupo considera adequada a recomendação de retorno pleno às atividades presenciais. As unidades poderão, já a partir da próxima semana, avançar no retorno de seus trabalhadores às atividades presenciais, de acordo com as suas necessidades e realidades.

Neste momento, considerando ainda os dados epidemiológicos da comunidade Fiocruz, bem como o número de trabalhadores já vacinados, o grupo entende não ser mais necessária a obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes externos nos campi do Rio de Janeiro. Os participantes, no entanto, optaram por uma flexibilização gradual, mantendo o uso obrigatório em ambientes fechados, como salas de trabalho e de reuniões, visando o bem-estar e a tranquilidade dos trabalhadores, incluindo aqueles que irão retornar à modalidade presencial. Também volta a ser permitido o uso das máscaras cirúrgicas, além das já recomendadas dos tipos N95, PFF2, FFP2. Os trabalhadores devem utilizá-las de forma correta, cobrindo nariz e boca.

As novas orientações para o uso das máscaras serão válidas já a partir de hoje (18/3) e permanecerão ao longo de todo o mês de março. Ao final deste mês, o grupo avaliará a necessidade de novas recomendações.

Vacinação 

Como estabelecido na Portaria No 26/2022, apenas pessoas com o esquema vacinal completo, incluindo a dose de reforço, quando for o caso, podem circular nos campi da Fiocruz. Trabalhadores, estudantes e bolsistas da Fundação podem tomar a dose de reforço com o imunizante da AstraZeneca na sede do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/CST): terças e quartas-feiras, das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30.

Testagem 

Apesar da flexibilização de algumas medidas protetivas, o grupo reforçou a necessidade dos trabalhares permanecerem atentos a qualquer sintoma relacionado à Covid-19, mesmo os mais leves. Em caso de sintoma, eles devem agendar seu teste no endereço https://teste-covid-fiocruz.web.app/. O sistema eletrônico requer o mesmo login e senha já registrados pela comunidade Fiocruz no agendamento do teste rápido (sorológico) e das fases anteriores da vacinação contra a Covid-19. Dúvidas ou problemas na utilização da ferramenta, entre em contato pelo e-mail: testecovid19@fiocruz.br

 

Voltar ao topoVoltar