Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Covid-19: Fiocruz reforça importância de dose de reforço da vacina e da testagem em casos suspeitos


10/11/2022

Coordenação de Comunicação Social (CCS)

Compartilhar:

Em razão do aumento recente do número de casos de Covid-19, a Coordenação das ações da Fiocruz no enfrentamento da Pandemia de Covid-19 reforça a importância de completar o esquema vacinal com a segunda dose de reforço e de realizar a testagem em caso de sintomas respiratórios, mesmo que leves.
A orientação para quem tem sintomas respiratórios é não trabalhar de forma presencial e realizar um teste para o diagnóstico de Covid-19. Em casos sintomáticos, o teste rápido ou RT-PCR pode ser realizado a partir do primeiro dia de sintomas, e, para assintomáticos, a partir do quinto dia desde o último contato com a pessoa infectada. As pessoas que estiverem positivas para a doença devem permanecer em isolamento domiciliar por, no mínimo, 10 dias a partir do início dos sintomas.
A vacinação ainda é a melhor medida de proteção individual e coletiva contra a Covid-19. As pessoas que circulam nos campi da Fiocruz devem manter o esquema vacinal completo e atualizado, incluindo as doses de reforço recomendadas. Todos os estudantes e trabalhadores acima de 18 anos já podem se imunizar com a 2ª dose de reforço. Caso tenha testado positivo para Covid-19 recentemente, deve aguardar 30 dias a partir do início dos sintomas para receber a dose se reforço.

Notificação de casos 
A Fiocruz permanece com o seu sistema de vigilância ativo para o monitoramento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19, voltado para trabalhadores ativos e aposentados, estagiários, estudantes e bolsistas. Uma plataforma eletrônica institucional já foi desenvolvida para monitoramento a partir de autodeclaração. No entanto, tem sido observada uma possível subnotificação de casos em razão da realização de autotestes. Caso tenha recebido um diagnóstico positivo para Covid-19 por meio de um autoteste ou teste rápido realizado fora da instituição, utilize a plataforma e informe seu caso. Somente dessa forma, o Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/CST/Cogepe) poderá acompanhá-lo e fornecer as orientações necessárias. Acesse a plataforma do Nust, pelo mesmo sistema os usuários também podem notificar a vacinação contra a Covid-19, caso ela tenha sido realizada em um posto de saúde fora da instituição.

Testagem PCR Covid-19
Desde 26 de setembro, o polo de testagem para Covid-19 do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/CST/Cogepe) está funcionando na Unidade de Apoio Diagnóstico (Unadig). trabalhadores, bolsistas e estudantes da Fiocruz poderão fazer o teste de RT-PCR no local de segunda à sexta, das 8h30 às 16h, mediante agendamento no sistema. Em caso de dúvida, envie um e-mail para testecovid19@fiocruz.br.  

Uso de máscaras
A Coordenação reforça a recomendação do uso de máscaras em locais fechados, no transporte coletivo, em situações de aglomeração e onde houver grande circulação de pessoas. A opção deve ser por máscaras cirúrgicas ou com alto nível de filtração (N95 e PFF2). A orientação já consta da última versão do Plano de Convivência com a Covid-19 na Fiocruz – Em defesa da vida, publicada em 30 de agosto. 

 

Voltar ao topoVoltar