Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Covid-19: Fiocruz inicia vacinação de trabalhadores


25/01/2021

Leonardo Azevedo (CCS)

Compartilhar:

A Fiocruz iniciou nesta quarta-feira (20/1) a vacinação dos trabalhadores contra a Covid-19. Os primeiros profissionais a receberem a vacina foram a auxiliar de serviços gerais Mara de Souza Silva, e o auxiliar de enfermagem José Luís Silva Santos, ambos do Centro Hospital Covid-19 – Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI). As doses foram aplicadas pela coordenadora do Centro de Imunobiológicos Especiais do INI, Ananza Tainá, e o enfermeiro Flávio de Carvalho.

“Quero agradecer a todos vocês a oportunidade e estou muito feliz em ser a pioneira desse projeto”, disse, emocionada, Mara de Souza. A profissional trabalha há três anos na Fiocruz, com atuação no Centro Hospital desde o início das atividades, em maio de 2020.

A presidente Nísia Trindade Lima acompanhou a vacinação dos trabalhadores. “Para nós é uma emoção começar essa vacinação juntos. A Fiocruz está à frente de inúmeras ações no combate à pandemia e a vacina é a resposta que vem da ciência”. Nísia lembrou que a vacina fará toda a diferença diante do aumento no número de casos e de mortes pela doença no país. “E é por isso que hoje é um dia de emoção, de solidariedade e de falar para toda a sociedade sobre a importância da vacina”.

A diretora do INI, Valdiléa Veloso, também ressaltou a importância da ciência. “Essa é uma das respostas para enfrentar a pandemia: ciência, desenvolvimento tecnológico e Sistema Único de Saúde”.

Centro de Saúde

A médica Celina Borga foi a primeira profissional a receber a vacina da Covid-19 no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/Ensp). “O que estamos fazendo aqui é uma vitória da ciência contra a escuridão, contra o retrocesso; é uma vitória do serviço público, do nosso querido SUS, do qual fazemos parte, atuando em Manguinhos, uma comunidade que deve ser respeitada e valorizada como território que merece toda atenção”, afirmou Celina, que lembrou a morte de Daiana Ferreira, criadora do projeto social Ballet Manguinhos, ocorrida na segunda-feira (18/1).

“Enquanto não temos a vacinação de todos, vamos manter o distanciamento, as medidas de restrições e a lavagem e higienização das mãos. Todas as nossas medidas sanitárias são importantes e mesmo os vacinados, se mantenham protegidos e protejam a coletividade”, ressaltou o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Hermano Castro. 

Vacinação

O Plano de vacinação da Covid-19 dos trabalhadores da Fiocruz, elaborado pela Coordenação da Pandemia da Presidência, seguirá sempre os critérios de vacinação estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS). Neste momento, foram identificados como pertencentes aos grupos prioritários para imunização os trabalhadores da Fiocruz que atuam nas unidades e setores que prestam assistência direta a pacientes com Covid-19. Novas informações sobre o Plano da Fiocruz serão divulgadas em breve.

Fotos: Peter Ilicciev (CCS)

Voltar ao topoVoltar