Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Coordenadores dos programas de pós-graduação comentam resultados da avaliação da Capes


23/12/2013

Compartilhar:

A Fiocruz obteve recentemente um notável reconhecimento na área de ensino. Metade dos programas em stricto sensu da Fundação subiu de conceito na Avaliação Trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dois programas da instituição alcançaram a nota máxima (7), cinco receberam nota 6 e outros seis ganharam nota 5. Veja os programas que se destacaram https://www.agencia.fiocruz.br/sites/www.agencia.fiocruz.br/files/NotasF.... Mesmo sem a visibilidade dada pela avaliação a ações de grande impacto para a formação de discentes, como os cursos fora de sede, a Fundação obteve uma grande conquista. Cada curso tem uma vocação e missão diferenciada, sendo assim, nem todos almejam a nota máxima. Um dos destaques entre os cursos novos é o Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), avaliado com nota 5. Em menos de cinco anos, o programa apresentou sua proposta de mestrado e doutorado e foi aprovado com nota 4, obtendo uma grande conquista.

Em entrevista à Agência Fiocruz de Notícias, os coordenadores dos programas revelaram quais foram os fatores que levaram à mudança em sua classificação. Entre os pontos destacados, está o investimento em publicações científicas de alto impacto, a busca por maior internacionalização através de parcerias com universidades estrangeiras, as ações de ensino solidárias em regiões brasileiras menos favorecidas, a participação dos programas no Brasil Sem Miséria, além das iniciativas de apoio aos países da América Latina e da África de língua portuguesa, na perspectiva de fortalecer instituições pré-existentes.

Leia a íntegra no site da Agência Fiocruz de Notícias.http://www.agencia.fiocruz.br/coordenadores-de-programas-de-pos-graduaca...

Voltar ao topoVoltar