Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Coordenação da Rede PMA realizará 2ª Reunião Virtual sobre Atenção Primária de Saúde


09/11/2020

Por Emerson Rocha | VPPCB

Compartilhar:

A Coordenação de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA) da Vice-presidência de Pesquisas e Coleções Biológicas da Fiocruz (VPPCB) irá realizar a 2ª Reunião da Rede PMA de Pesquisas Aplicadas ao SUS com foco na Atenção Primária de Saúde (APS) no dia 12 de novembro, às 13h30, de forma virtual. O evento dá continuidade ao 1º encontro ocorrido dia 10 de agosto, que teve a participação de integrantes do PMA, trabalhadores da Fiocruz, coordenadores e equipes de pesquisa.

Na primeira reunião o Vice-presidente de Pesquisas e Coleções Biológicas, Rodrigo Corrêa, deu boas-vindas aos participantes da nova rede do PMA e exaltou a importância do evento para a Fiocruz. A coordenadora geral do PMA, Isabela Santos parabenizou os aprovados, principalmente à proposta dialógica destes projetos com os interlocutores de suas pesquisas e apresentou o histórico do PMA, o papel diferenciado da gestão, além de destacar as aproximações sucessivas realizadas ao longo de sua trajetória desde o PDTSP para chegar ao que hoje é o PMA.

O objetivo dos editais desenvolvidos no âmbito do programa não é somente reconhecer e gerar conhecimento científico puro, mas também desenvolver resultados que tenham aplicabilidade ao SUS e que promovam a melhoria das condições de vida e saúde da população brasileira. 

Após a apresentação de toda a equipe para os pesquisadores, a coordenadora adjunta Roberta Goldstein fez uma apresentação sobre o PMA, desde sua composição, missão e objetivos, estruturação do trabalho em rede, processo de desenvolvimento dos editais, diretrizes norteadoras das redes de pesquisa que o programa coordena, assim como suas potencialidades e desafios. Sobre a disseminação, ela esclareceu que divulgar a informação científica é fundamental, mas que também é preciso transformá-la em algo que tenha entrada e aceitação em diferentes grupos e/ou interlocutores da pesquisa, transformando a realidade deles. 

Houve ainda espaço para que cada coordenador se apresentasse brevemente e aos seus projetos de pesquisa. Antes de encerrar o encontro, Isabela agradeceu a presença de todos e fez as orientações finais para o andamento desta rede. A Rede PMA/APS, fruto do Edital PMA 2020, se iniciou nesta reunião com 20 projetos que terão até 3 anos de duração.

Voltar ao topoVoltar