Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

A cooperação Sul-Sul e o complexo econômico-industrial da saúde


29/09/2011

Compartilhar:

Ciclo de debates propõe reflexão sobre o modelo que deverá orientar as relações do Brasil com o Hemisfério Sul

A edição de setembro do Ciclo de Debates em Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, propôs uma reflexão sobre o modelo que deverá orientar as relações do Brasil com países do Hemisfério Sul – em especial América Latina e África – no que se refere ao complexo econômico-industrial da saúde. O evento, realizado no Auditório do Bloco Educacional da Fiocruz Brasília nesta quinta-feira (29/9), contou com a participação do pesquisador titular da Fiocruz, diretor-executivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags) e ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Cooperação Sul-Sul

O Brasil mantém relações de cooperação técnica com a América Latina, Caribe e África, com atuações pontuais na Ásia (Timor-Leste, Afeganistão e Uzbequistão), Oriente Médio (Líbano e Territórios Palestinos) e Oceania. A cooperação técnica Sul-Sul bilateral do Brasil está concentrada nas áreas de agricultura (incluindo produção agrícola e segurança alimentar), formação profissional, educação, justiça, esporte, saúde, meio ambiente, tecnologia da informação, prevenção de acidente de trabalho, desenvolvimento urbano, biocombustível, transporte aéreo e turismo. Outras áreas como cultura, comércio exterior e direitos humanos estão contempladas em projetos e atividades de concepção mais recente. A cooperação técnica tem como um de seus objetivos compartilhar êxitos e melhores práticas nas áreas demandadas pelos países parceiros.

Nethis

O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) é uma promoção do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz e do Programa de Pós-Graduação em Bioética e Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília (UnB), com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde, Representação do Brasil (Opas/OMS). Saiba mais na página do Nethis.

Voltar ao topoVoltar