Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cooperação Social da Fiocruz divulga programação de atividades na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


11/10/2023

Nathalia Mendonça (Cooperação Social)

Compartilhar:

Com o tema Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza de 17 a 20 de outubro a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), nas unidades nacionais da Fiocruz. O objetivo principal do evento é reforçar a importância das bases científicas e tecnológicas para o futuro. A edição marca os vintes anos de realização da Semana na Fiocruz. Para integrar a programação do evento, a Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz divulga a lista de atividades, oficinas e debates temáticos promovidos pelos projetos coordenados ou apoiados pelo órgão. Confira a seguir:

Nos dias 17 (terça-feira) e 18 (quarta-feira) de outubro, das 13h30 às 16h30, será realizada a exposição virtual “Existe meio ambiente em favelas”, organizada em pelo Observatório da Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha com contribuição da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (DSSA/Ensp/Fiocruz) e da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

A exposição reúne fotos dos territórios das favelas de Manguinhos, Complexo do Alemão, Jacarezinho e Complexo do Lins, localizadas na Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha. As fotografias, acompanhadas de dados sobre o saneamento, apresentam registros do meio ambiente nesses territórios. O objetivo da atividade é apresentar ao público as diferenças e similaridades desses espaços, analisando as potências, possibilidades e problemas. O acervo de fotografias será apresentado virtualmente na Tenda da Ciência.

O Observatório da Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha conta com apoio de diferentes Unidades da Fiocruz. A atuação na região ao longo dos últimos doze anos se desdobrou no Projeto “Tecnologias Sociais em Saúde da Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha”, realizado no Alemão.

Na quarta-feira (18), das 15h30 às 16h30 na Tenda da Ciência, acontece a oficina “Ecoliterário com ecotrocas”, promovida pelo Espaço Casa Viva/Redeccap, apoiado pela Cooperação Social. A atividade consiste em uma mediação de leitura sobre as temáticas da reciclagem e transformação. Neste mesmo dia e horário, a Escola de Música de Manguinhos (Espaço Casa Viva/Redeccap) realiza uma oficina de canto que apresenta os conceitos básicos da harmonia vocal, intervalos melódicos e as regiões vocais. A atividade será realizada no Salão de Conferência do CDHS e tem como objetivo expandir os conhecimentos musicais acerca da voz cantada e suas capacidades. 

O Espaço Casa Viva é destinado a crianças, jovens e pessoas moradoras da comunidade de Manguinhos. Através das oficinas de educação, arte e cultura, são realizadas atividades complementares para ajudar no desenvolvimento, raciocínio e memória através da música, pintura, canto e demais atividades artísticas.

Nos dias 19 (quinta-feira) e 20 (sexta-feira), das 9h às 16h30, será realizada a “Maratona Ambiental Ecotroca”: um jogo de tabuleiro gigante para todas as idades, com foco na preservação do meio ambiente, promoção da saúde e vacinação. A atividade apoiada pela Cooperação Social ocorrerá na Tenda da Ciência. A Ecotroca é um projeto independente que atua nos territórios de favelas promovendo educação ambiental, enfrentamento das mudanças climáticas e gestão de Resíduos com inserção de práticas para todas as idades.

Na sexta-feira (20), das 14h30 às 15h30 e das 15h30 às 16h30, será realizada a oficina “Combate à desinformação: ferramentas para desafiar fake news e outras mentiras sobre saúde e ciência”, promovida pela Agenda Jovem Fiocruz. A atividade tem como objetivo orientar os participantes para identificar o contexto das informações que circulam pelas mídias digitais, transformando-as em conhecimento significativo e estimular o combate à desinformação. A oficina acontece na sala de vídeo do Centro de Recepção da Fiocruz.

A Agenda Jovem Fiocruz (AJF) é uma plataforma colaborativa voltada para as juventudes brasileiras que articula temas do Sistema Único de Saúde (SUS) com a Política Nacional da Juventude. Projeto vinculado à Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o suporte institucional da Coordenação de Cooperação Social, a AJF desenvolve iniciativas nas áreas de pesquisa; educação, informação e comunicação; serviços em saúde e ações territorializadas.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada anualmente em todo país desde 2004, sempre no mês de outubro. O objetivo é mobilizar a população brasileira, em especial os jovens, para as atividades e reflexões acerca da ciência e da tecnologia.   A programação completa pode ser consultada no site do evento.

 

Voltar ao topoVoltar