Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cooperação internacional: Fiocruz forma mestres em Saúde Pública no Peru

Fotografia de várias pessoas reunidas em escadaria

20/05/2014

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

O mestrado em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) no Peru, fruto de uma cooperação entre a Fundação e o Instituto Nacional de Salud del Perú (INS), forma sua primeira turma. Em abril, os 25 alunos iniciaram as defesas das dissertações, cujos temas envolvem as ações do sistema de saúde peruano.

O curso é coordenado pelas pesquisadoras Maria Alicia Ugá e Sheyla Lemos e foi direcionado aos profissionais do INS e do Ministério da Saúde do Peru, com início em março de 2012. Parte dos trabalhos foi defendida por meio de videoconferência, conforme programado no início da parceria, mas vários alunos peruanos fizeram um esforço pessoal para defenderem a dissertação nas instalações da Ensp/Fiocruz.

Apesar de os trabalhos analisarem a situação da saúde no Peru, houve o cuidado para que os docentes da Ensp não emitissem avaliação sobre o sistema de saúde daquele país. Com base nas aulas, os profissionais envolvidos adquiriram capacidade de análise crítica do sistema.

“Nós fornecemos os elementos teórico-conceituais e metodológicos para eles mesmos avaliarem seu sistema de saúde. Embora todos sejam funcionários do INS ou do Ministério da Saúde do Peru, posso dizer que eles criaram uma capacidade de análise crítica do sistema. Esse foi um legado do mestrado”, pontuou Maria Alicia.

Segundo a coordenadora, o Instituto Nacional de Salud publicará os artigos decorrentes dessas dissertações na Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública, uma publicação oficial do INS que divulga a produção científica no contexto social biomédico, a fim de ajudar a melhorar situação de saúde do país e promover o avanço e aplicação de pesquisa e experiência na área da saúde científica.

Saiba mais no Informe Ensp.

Voltar ao topoVoltar