Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Conselho Editorial faz balanço de 2015


02/12/2015

Alessandra Eckstein (alessandra.eckstein@fiocruz.br)

Compartilhar:

A discussão de políticas editoriais, um balanço de 2015, projeções para 2016 e um destaque para o fato da Editora Fiocruz passar a constar dos ‘Estatutos Institucionais’ foram os pontos altos da 40ª Reunião do Conselho Editorial da Editora.

De acordo com a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação e também diretora da Editora Fiocruz, Nísia Trindade Lima, a nova classificação da Editora, como uma instância estatutária da Fiocruz, é um importante reconhecimento pelos mais de 20 anos de trabalho. Esse novo ‘lugar’ da Editora no estatuto da Fiocruz foi definido durante o VII Congresso Interno da instituição.

O editor executivo João Canossa apresentou um balanço das atividades de 2015 da Editora Fiocruz, com destaque para duas parcerias internacionais: a edição espanhola do livro Saúde Mental e Atenção Psicossocial, numa coedição com a Editora Grupo 5, e o livro Correndo o Risco: uma introdução aos riscos em saúde, publicado na Colômbia, fruto de uma parceria com a Editora da Universidad del Rosario. Canossa ressaltou o sucesso destas experiências, que apontam um caminho possível para a internacionalização da produção científica brasileira, publicada originalmente pela Editora Fiocruz.

Na ocasião, os conselheiros discutiram, ainda, novas diretrizes para a seleção de coletâneas – que devem ter caráter inovador –, e a proposta de novas iniciativas e projetos editorais que, em breve, serão dados a conhecer aos autores e leitores.

A 40ª Reunião do Conselho Editorial da Editora Fiocruz foi realizada no dia 30/11/2015 e contou com um quórum expressivo, inclusive com uma participação via videoconferência.  O empenho e interesse dos conselheiros foi saudado pela diretora da Editora, Nísia Trindade Lima, durante a fala de abertura do encontro. Ela afirmou estar muito feliz com a presença de quase todos os conselheiros, num quórum tão favorável.

Voltar ao topoVoltar