Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Conselho Deliberativo da Fiocruz lança nota de apoio ao Programa Mais Médicos


02/09/2013

Compartilhar:

Reunidos nos dias 29 e 30/8, na Residência Oficial, no campus de Manguinhos, os integrantes do Conselho Deliberativo da Fiocruz divulgaram uma nota de apoio ao Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. O texto afirma que, ao criar alternativas para atrair profissionais médicos - brasileiros formados no Brasil ou no exterior e estrangeiros - para atuar na atenção básica à saúde da população em centenas de municípios onde há vazios de assistência, o programa busca a efetivação dos princípios do Sistema Único de Saúde.

Veja também:  Sala de Convidados debate o programa Mais Médicos nesta terça-feira (3/9)

O documento lembra que essa política é voltada para atender locais onde a relação médico/habitante é crítica ou inexistente, abaixo dos critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 1,8 médicos por 1 mil habitantes. "Não há dúvida que a falta de médicos e a má distribuição desses profissionais no país não são o único grande impasse para a consolidação do SUS", ressalta a nota. "Temos graves problemas com o subfinanciamento e com a infraestrutura do sistema, além da imperiosa necessidade de um plano nacional de cargos e salários para os trabalhadores do SUS", enumera.

Na nota, o Conselho Deliberativo lembra o histórico da Fundação, "sempre presente com o movimento dos médicos, dos profissionais de saúde em geral, com diversas organizações da sociedade civil" e lamenta a "postura estreita, preconceituosa e insensível como algumas entidades médicas se apresentam contra o programa Mais Médicos". Na avaliação do CD, essas reações "estão longe de representar as mais caras tradições humanistas e de serviço à população da categoria médica".

Leia aqui a íntegra da nota.

Voltar ao topoVoltar