Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Conselheiros discutem processo eleitoral 


21/11/2022

Comunicação Interna (CCS)

Compartilhar:

O CD recebeu, na reunião de 4/11, dois convidados: o coordenador do Observatório Legislativo Brasileiro (OLB), Fabiano Guilherme Santos, e o especialista em Saúde Pública e Saúde Coletiva Swedenberger do Nascimento Barbosa. Eles apresentaram uma análise do processo eleitoral, trataram da atuação da Fiocruz e da transição de governo. Os convidados foram apresentados pela diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio. 

Os convidados discutiram as ações do novo governo, pensando em propostas democráticas fundamentadas em direitos humanos e cidadania. As apresentações mostraram um panorama de como as lideranças internacionais demonstraram interesse em desenvolver novas parcerias com o país após os resultados da eleição presidencial. 

Amazônia Legal e carta aos presidenciáveis 

Fabiano Santos falou sobre as questões específicas da Amazônia, como finanças verdes e sustentáveis e a preservação da floresta. Segundo ele, temas como direitos ambientais e da população indígena precisam da atuação conjunta com os governos estaduais e municipais para que seja possível reduzir conflitos políticos e sociais agravados pelo atual governo. 

Santos pontuou que, por meio do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal, está sendo possível produzir análises e indicadores políticos, econômicos e sociais sobre os estados da região, se debruçar sobre a realidade política dos estados da Amazônia Legal e fomentar o debate público. 

Swedenberger do Nascimento Barbosa destacou que a Carta aos Candidatos à Presidência da República e à Sociedade da Fiocruz dialoga com o documento elaborado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, apontando a necessidade de fortalecimento do SUS, do programa de desenvolvimento sustentável e do desenvolvimento econômico e social, correlacionado aos benefícios sociais. "As primeiras medidas a serem tomadas pelo futuro governo, precisam estabelecer uma correlação de forças que possibilitem a ampliação do segmento civilizatório e democrático”, afirmou. 

Voltar ao topoVoltar