Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Congresso internacional debate informação em saúde


21/09/2005

Compartilhar:

Congresso de informação e bibliotecas começa em Salvador

A noite do dia 20 de setembro marcou o início do 9° Congresso Mundial de Informação em Saúde e Bibliotecas (ICML9). Pela primeira vez na América Latina, o congresso elegeu como tema o Compromisso com a Eqüidade. A expectativa é que os debatedores apontem políticas, estratégias, soluções, produtos e serviços que ampliem o acesso à informação. O evento está sendo transmitido pela internet no sítio do evento.

Para dar boas vindas aos participantes, Abel Packer, coordenador do congresso, reuniu os inscritos no salão Iemanjá, onde acontecerão os painéis até o dia 23 de setembro. Packer falou sobre a informação como um bem público que deve ser compartilhado. “Discutir eqüidade de informação, na América Latina, é mais que oportuno. O que nós esperamos, aqui, é transformar discussões em conhecimento para todos”, afirmou o coordenador.

A cerimônia de abertura contou com inúmeras autoridades estaduais, municipais e do governo federal, além dos representantes de instituições públicas e organizações de saúde. Ausente do evento, a diretora da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), Mirta Rose, deixou uma mensagem, exibida para os participantes. Em sua fala, Mirta refletiu sobre a informação como direito e caminho para a cidadania. Segundo ela, pobreza não se limita aos bens materiais. A falta de informação representa uma pobreza que emperra o processo de escolha de cada indivíduo.

O ICML ocorre a cada cinco anos em diferentes cidades. Na edição anterior, Londres foi a sede. Na próxima, será a vez da Austrália. Por isso, a importância da participação maciça de brasileiros para discutirem a informação científica em saúde. O número de inscritos já ultrapassou mil e a expectativa é que, até sexta-feira, representantes de diversos países passem pelo Centro de Convenções de Salvador.

Além do ICML9, o Centro de Convenções de Salvador também é sede do 7° Congresso Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciência da Saúde (Crics) e da 4° Reunião de Coordenação Regional de BVS’s.

Confira a transmissão do pela internet evento no sítio do ICML9.

Leia mais sobre o ICML9:

Cict marca presença na discussão da informação e bibliotecas
Autoridades visitam projeto de restauração da primeira biblioteca de medicina do Brasil
Reunião da Rede ScienTI discute cooperação
Estação Biblioteca Virtual é inaugurada em Salvador
Discussões no congresso serão distribuídas em seis painéis temáticos
Brasil sedia congresso mundial de informação em saúde

Voltar ao topoVoltar