Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Congresso debate desafios para o controle e eliminação das doenças parasitárias


20/04/2023

Comunicação VPPCB

Compartilhar:

O XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia (CSBP), foi realizado entre os dias 16 e 19 de abril, em Aracaju (SE) e contou com a participação do Programa de Pesquisa Translacional, vinculado à Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB). A temática explorada nesta edição foi "Desafios para o Controle e Eliminação das Doenças Parasitárias no Século 21".
 
Pesquisadores do Fio-Chagas, Fio-Leish e Fio-Mucosa marcaram presença no evento e abrilhantaram as apresentações e debates. Segundo o coordenador do Fio-Chagas, Fred Santos (IGM/Fiocruz), o evento foi pautado em discussões sobre a eliminação das doenças parasitárias que afligem a comunidade brasileira, um momento de intensa reflexão e reconstrução de políticas públicas de interesse nacional. Além disso, foi um momento importante para troca de experiências entre pesquisadores, professores e estudantes, contribuindo e estimulando novas colaborações, afirma Rita Souza, coordenadora do Fio-Chagas e pesquisadora da Fiocruz Minas.

Para Sinval Pinto Brandão Filho, coordenador da Fio-Leish, o congresso teve uma programação científica bastante interessante e atualizada ao panorama das grandes endemias representadas por doenças parasitárias de complexo controle, como as leishmanioses. Várias sessões tiveram a participação de integrantes da rede, incluindo um simpósio especial sobre flebotomineos. O momento foi também uma oportunidade para realizar articulações de divulgar e promover a rede de pesquisa translacional em leishmaniose e destacar o seu papel como fórum de contribuição da Fiocruz na geração de conhecimentos, com a realização de estudos integrados por seus grupos de pesquisa que podem ser úteis para o embasamento e aperfeiçoamento das ações de controle em diversos aspectos.

Durante o CSBP, várias doenças parasitárias que fazem a infecção pela via de mucosa ou a doença se manifestar na mucosa foram discutidas. A participação de membros da Fio-Mucosa como a Dra. Alda Cruz - Diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis da SVSA/MS e da Dra. Maria Fantinatti – Universidade Federal de Roraima (UFRR) em diferentes mesas debatendo sobre controle, patogênese, imunopatogênese e desbiose causada por parasitoses intestinais, traz a importância para ações integradas no combate destas doenças. 
Como uma grande iniciativa conduzida pela Dra. Alda Cruz, com a participação da Fio-Mucosa, foi criada a rede brasileira de Parasitoses intestinais durante o congresso. Dr. Herbert Guedes, Coordenador da rede Fio-Mucosa, também esteve presente no evento e como moderador em diferentes palestras e como palestrante pode discutir a importância do investimento público na ciência e uso de novas abordagens terapêuticas para o controle das doenças parasitárias.

Voltar ao topoVoltar