Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Confira a programação da semana no Canal Saúde


24/09/2018

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

Fique por dentro do que vai ser destaque na programação do Canal Saúde na próxima semana e saiba também todos os horários alternativos, para não perder nada.

Bate Papo na Saúde - Segunda-feira (24), às 9h30

Cobertura Vacinal: o Brasil conseguiu alcançar a meta de vacinar pelo menos 95% das crianças de um a menores de cinco anos contra a poliomielite e o sarampo na campanha de vacinação deste ano, mas estes números vinham caindo, o que levou ao ressurgimento de surtos de sarampo e à preocupação de autoridades sanitárias com a possibilidade do retorno de doenças já erradicadas. O Bate Papo na Saúde vai falar da importância da cobertura vacinal e explicar como funciona e por que se espera determinados índices para cada doença. Para entender o assunto, o apresentador Paulo Bellardi conversa com a superintendente de Vigilância Em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ), Cristina Lemos, e com o superintendente de Atenção Primária à Saúde da SMS-RJ, Leonardo Graever.
Horários alternativos: Segunda - 14h; Terça - 21h; Quarta - 9h30 e 14h; Quinta - 21h; Sexta - 9h30 e 14h; Sábado - 19h30; e Domingo - 18h30.

Unidiversidade - Segunda-feira (24), às 10h30    
Veganismo: muita gente confunde vegetarianismo e veganismo. Quem é vegetariano, por diversas razões, não come carne de animais. Já o veganismo é um movimento de respeito aos direitos dos animais cujos adeptos não apenas não consomem nenhum tipo de carne como também não utilizam nenhum produto de origem animal como lã, mel, ovos, além de boicotar qualquer atividade ou produto que entendam que envolva exploração ou crueldade com animais. Para entender um pouco melhor o veganismo, o Unidiversidade vai abordar o tema na próxima semana.
Horários alternativos: Segunda - 15h e 20h30; Quarta - 10h30, 15h e 20h30; Sexta - 10h30 e 15h; Sábado - 17h30; e Domingo - 18h.

Ligado em Saúde - Segunda-feira (24), às 11h
Síndrome Pós-Pólio: até pouco tempo atrás, acreditava-se que diversos sintomas que acometiam pessoas que tiveram poliomielite eram parte da própria pólio. Recentemente se descobriu que existe uma síndrome pós-pólio, que pode atingir quem sofreu com a doença. Essa mudança, incluída no catálogo internacional de doenças em 2009, trouxe modificações importantes nas orientações dadas a pessoas que tiveram pólio. O Ligado em Saúde vai falar sobre a síndrome pós-pólio, explicar como ela acontece e porque há orientações específicas para a síndrome. O programa também vai descrever os sintomas e os principais desafios para o tratamento. Para compreender o assunto, a apresentadora Marcela Morato conversa com o neurologista, diretor-médico do Centro de Atenção em Saúde Funcional (CASF), Marco Orsini.
Horários Alternativos: Segunda - 15h30 e 21h; Quarta - 11h, 15h30 e 21h; Sexta - 11h e 15h30; Sábado - 12h30; e Domingo - 19h30.

Em Pauta na Saúde - Segunda-feira (24), às 13h30
O Em Pauta na Saúde vai destacar o caso da farmacêutica norte-americana que conseguiu a patente de um dos principais medicamentos para a hepatite C, o que impede a produção de um genérico mais barato pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); o relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que revela que os índices de sedentarismo continuam altos em todo o mundo; e em que pé anda a construção da 16ª Conferência Nacional de Saúde e da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, que serão realizadas em 2019.
Horários Alternativos: Segunda - 16h30 e 19h45; Quarta - 13h, 16h30 e 19h45; Sexta - 16h30; Sábado - 14h e 19h; e Domingo - 14h e 19h.

Programa VídeoSaúde - Segunda-feira (24), às 22h30
Alzheimer: mudanças na comunicação e no comportamento: a doença de Alzheimer é uma patologia neurológica degenerativa, progressiva e irreversível, que atinge toda a família, mudando significativamente o cotidiano familiar, com grande repercussão emocional, principalmente para aqueles que assumem a função de cuidador. Com o objetivo de tentar esclarecer algumas das incertezas que cercam os familiares durante a evolução da doença, este documentário apresenta informações básicas sobre mudanças na comunicação e no comportamento, que são os fatores de maior impacto e desestruturação na família.
Horários alternativos: Terça - 19h; Quarta - 22h30; Quinta - 19h; e Domingo - 21h30.

Ciência & Letras - Terça-feira (25), às 9h
Tessituras do Cuidado: o próximo programa terá como tema o livro Tessituras do Cuidado: as condições crônicas na infância e na adolescência em hospitais de média e alta complexidade. Na publicação, a psicóloga e sanitarista Camila Aloisio Alves estuda as relações de crianças e adolescentes com doenças crônicas, seus familiares e profissionais de saúde, em ambientes de internação, com o objetivo de compreender como se constrói o cuidado às condições crônicas na infância nos hospitais. Para conversar sobre o assunto, o apresentador Renato Farias recebe a autora do livro, Camila Aloisio Alves, e a coordenadora de Ensino do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Martha Moreira.
Horários Alternativos: Terça - 14h e 20h; Quinta - 9h, 14h e 20h; Sábado - 13h30; e Domingo - 12h30.

Em Família - Terça-feira (25), às 10h
Família vai ao museu: o incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, foi uma tragédia incalculável para a ciência e a cultura do país e do mundo. E também foi uma grande perda para famílias que frequentavam o local e levavam seus filhos para se divertir e aprender. Ainda sob o impacto dessa perda e aproveitando que estamos na 12ª Primavera dos Museus, o Em Família preparou uma edição sobre o hábito de diversas famílias de irem juntas a museus e vai falar sobre os benefícios desse costume.
Horários alternativos: Terça - 14h30 e 20h30; Quinta - 10h, 14h30 e 20h30; Sábado - 13h; e Domingo - 17h30.

Sala de Convidados - Terça-feira (25), ao vivo, às 11h
Câncer, alimentação e saúde pública: a relação entre a prevenção do câncer e uma alimentação saudável já é conhecida por uma parcela da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 13 tipos de câncer estão diretamente relacionados com o que comemos. O consumo de determinados alimentos aumenta o risco de desenvolver a doença e outros são aliados na prevenção. Tudo isso tem impacto direto na saúde pública e por isso ‘câncer, alimentação e saúde pública’ é o tema do próximo Sala de Convidados.
Horários alternativos: Terça - 15h30; Quinta - 11h e 15h30; Sexta - 20h30; Sábado - 22h; e Domingo - 22h.

Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 3690).

Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar