Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Confira os cursos com inscrições abertas na Escola Nacional de Saúde Pública


18/04/2023

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) está com oito cursos com inscrições abertas. As vagas são para três de Especialização, dois de Atualização e um de Formação Continuada em Saúde. Além disso, o Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, fruto de parceria entre a Fiocruz, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), está com inscrições abertas até o dia 30 de abril.

Confira na lista abaixo da imagem os cursos com inscrições em andamento, de acordo com cada modalidade:

Especialização

Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão 
Prazo: 20 de abril

O curso se destina a pessoas com deficiência e pessoas que trabalham ou convivem com pessoas com deficiência com graduação concluída e tem como objetivo refletir criticamente sobre o significado dos direitos humanos e suas relações com a saúde e as políticas de inclusão e acessibilidade para Pessoas com deficiência; possibilitar aos alunos conhecer os aspectos históricos e conceituais a partir da identificação de políticas de inclusão como direito humano e habilitar os alunos a identificar barreiras e preconceitos no processo de inclusão na sociedade, interpretando suas causas e identificando proposições para avanços na inclusão e acessibilidade de Pessoas com deficiência.

Gestão em Saúde (EAD) 
Prazo: 5 de maio

O objetivo é qualificar trabalhadores da saúde nas competências essenciais da gestão de serviços de saúde, quais sejam: compreender a política de saúde no Brasil; analisar as necessidades de saúde; gerenciar a logística de suprimentos; coordenar programas e equipes e avaliar práticas de saúde. A Especialização Gestão em Saúde destina-se a profissionais da área de saúde e afins, com graduação concluída, que exerçam atividades de gestão/gerência de sistemas ou serviços de saúde.

Epidemiologia em Saúde Pública
Prazo: 11 de maio

A atividade se destina a profissionais graduados, em especial atuantes nas diferentes esferas do Sistema Único de Saúde. O curso tem como objetivo a formação científica, assim como a qualificação de profissionais para atuação no sistema público de saúde na compreensão dos principais fundamentos e métodos da Epidemiologia e sua aplicação no desenvolvimento de ações no âmbito da Saúde Pública.

Gestão e Tecnologias do Saneamento 
Prazo: 30 de maio

Realizada em formato presencial, a atividade tem como objetivo tornar o corpo discente apto para atuar tanto no desenvolvimento de projetos de pesquisa e de ação, quanto na realização de assessorias técnicas e de gestão nos campos do saneamento e da saúde ambiental. O curso se destina a profissionais graduados com atuação ou interesse nas áreas de Saneamento e Saúde Ambiental.

Atualização

Gestão de Recursos Orçamentários, Financeiros e Custos para Unidades de Saúde  
Prazo: 5 de maio

O objetivo do curso é capacitar profissionais no processo de gerenciamento de custos, apresentando os principais conceitos da gestão dos recursos orçamentários e financeiros e a importância da implantação e sistematização de sistema de apuração de custos. O curso é voltado para profissionais de nível superior que já atuam ou que venham a atuar nos processos de gerenciamento em qualquer área ou setor de suas unidades de saúde. 

Qualificação

Curso para Conselheiros Municipais de Saúde (EAD) 

Prazo: 15 de maio

O curso tem como objetivo formar conselheiros dos municípios do estado do Rio de Janeiro que atuem nos Conselhos Municipais e Estadual de Saúde (RJ) para o exercício do controle social para a defesa de serviços de saúde de qualidade e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Formação Continuada em Saúde

Gerenciamento de Riscos em Ambientes de Saúde

Prazo: 24 de abril

O objetivo do curso é capacitar profissionais para atuar na área de gerenciamento de riscos decorrentes dos ambientes em unidades de saúde, laboratórios, postos de saúde e afins. Após a formação, o profissional terá uma visão integral dos riscos relacionados à estrutura das edificações, às instalações, aos equipamentos, assim como aos riscos oriundos dos processos de trabalho, com o objetivo de mitigar estes riscos a níveis aceitáveis e programar ações preventivas e corretivas.

Mestrado e doutorado

Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva  
Prazo: 30 de abril

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do e-mail selecaoppgbios@gmail.com. O PPGBIOS teve início em 2010, como o terceiro programa de pós-graduação em bioética a se constituir no Brasil, o segundo com doutorado, tendo como objetivo o desenvolvimento do campo, que inclui a formação de professores/pesquisadores, a pesquisa científica e a inserção social e profissional dos seus egressos. O programa reúne um conjunto de atividades e disciplinas marcados pela pluralidade de abordagens teóricas e perspectivas metodológicas, além de acolher diversas preocupações morais que se inscrevem nos mais diferentes âmbitos de produção da vida, desde questões relativas ao cuidado individual e à justiça social até problemas ligados às políticas e intervenções ambientais.

Voltar ao topoVoltar