Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Conferência Nacional de Saúde: oportunidade de mobilização, debate e resolução


11/12/2015

Com informações do CNS e da Fiocruz

Compartilhar:

Imagens da 15ª Conferência Nacional de SaúdeA 15ª Conferência Nacional de Saúde reuniu, em Brasília, de 1º a 4 de dezembro, aproximadamente 3 mil pessoas, entre convidados e delegados representantes de diversos segmentos da sociedade, como usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais de saúde e prestadores de serviço, assim como representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outras instituições. Ao final da conferência, como consequência, oito diretrizes, 40 proposições e 27 moções resultantes das discussões, em 28 grupos de trabalho.

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, participou da Conferência e integrou mesa de diálogo temático, onde defendeu investimento em ciência, tecnologia e inovação para garantir a consolidação do Sistema Único de Saúde.  Gadelha também ressaltou a importância da participação social para direcionar a capacidade de ciência, tecnologia e inovação para as necessidades da população.

Atuação 15ª CNS

Ao longo de 2015, a Fiocruz realizou uma série de atividades para contribuir e mobilizar para 15ª Conferência Nacional de Saúde, que deflagraram outras ações durante a conferência. Em exibição na Fiocruz de março a novembro, a exposição do Museu da Vida/COC - Pelos Caminhos do SUS - embarcou para Brasília para apresentar a visão lúdica, ao mesmo tempo crítica, do Sistema Único de Saúde, durante a Conferência.

O documento intitulado “Direito à Comunicação e informação para consolidar a democracia e o direito à saúde”, elaborado pelo Icict a partir do I Diálogo PenseSUS, foi apresentado como moção de apelo aos usuários, trabalhadores e gestores do SUS e aprovado na plenária final da Conferência. O Canal Saúde promoveu debates e campanhas de participação popular, além de acompanhar a programação da Conferência. As edições especiais das Revistas Radis/Ensp e Inova Icict, abordando assuntos relacionados à saúde no Brasil e ao Sistema Único de Saúde, foram distribuídas aos participantes da 15ª CNS.

Mobilização

A mobilização ao longo da conferência foi outro saldo positivo: a 15ª CNS foi marcada por diversas manifestações populares, como a própria Marcha em Defesa do SUS, da Catedral de Brasília ao Congresso Nacional. Entre as atividades prévias, a realização de conferências estaduais e municipais, conferências livres e uma conferência distrital, que juntas reuniram quase um milhão de pessoas. Em artigo, a presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e coordenadora geral da 15ª Conferência, Maria do Socorro de Souza, avaliou que a 15ª CNS recuperou o caráter político e popular das conferências de saúde, ao encontro da 8ª CNS, marco para criação do Sistema Único de Saúde.

Com o objetivo de reunir informações sobre as iniciativas da Fiocruz, voltadas para Conferência Nacional de Saúde, assim como o amplo material produzido pelos veículos de comunicação da Fundação, o Portal Fiocruz lança página com matérias, vídeos, documentos e fotos.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar