Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Conferência internacional debate mudanças climáticas


12/11/2021

Por: Max Gomes (IOC/Fiocruz)*

Compartilhar:

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o Núcleo Latino Americano da Urban Climate Change Research Network (UCCRN) organizam a 1ª Conferência Latino-Americana de Saúde e Educação Ambiental: das mudanças climáticas à qualidade de vida nas cidades. O evento on-line e aberto ao público acontece entre os dias 16 e 19 de novembro, com transmissão ao vivo pelo Canal do IOC no YouTube.

Diante das evidências dos danos e riscos climáticos, a iniciativa busca fomentar – dentro do conceito de One Health – o diálogo e cooperação de especialistas de diversas áreas, tais como a ciência do clima, inovações tecnológicas, poluição, saneamento, justiça ambiental, saúde, e formação de cidadania planetária.

Visando o fortalecimento de redes de pesquisa e ensino, serão discutidas políticas públicas com propostas efetivas de intervenção para melhoria da qualidade ambiental, geração de produtos educativos relevantes e uma melhor integração da sociedade com o ambiente acadêmico.

O encontro abordará também resultados do Terceiro Relatório da Avaliação de Pesquisa em Mudança do Clima e Cidades (ARC3-3), que está sendo preparado pela UCCRN e será publicado pela Cambridge University. Espera-se contribuir com soluções para tornar as cidades mais saudáveis e resilientes às mudanças climáticas.

Para ampliar ainda mais o debate e diversificar as vozes para além do campo científico, a iniciativa convida jovens ativistas que, ao lado de pesquisadores, discutirão desafios da promoção da saúde planetária e ações de adaptação às alterações climáticas.

Os interessados em participar do encontro podem realizar suas inscrições no Campus Virtual Fiocruz.


Arte: Jefferson Mendes

*Edição: Vinicius Ferreira

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar