Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Como a pandemia está afetando a sua vida? Projeto da Fiocruz busca documentar experiências cotidianas em tempos de Covid-19


24/11/2020

COC

Compartilhar:

A iniciativa, coordenada pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), receberá textos, desenhos, fotografias e vídeos que registrem as vivências de profissionais e estudantes da instituição. Podem participar tanto aqueles que atuam na linha de frente das ações de enfrentamento à Covid-19 como os que estão submetidos a rotinas de trabalho e estudo remotos, assim como indivíduos que vivem em territórios nos quais a Fiocruz está presente. Para participar, é necessário preencher o formulário on-line e compartilhar situações relacionadas ao cotidiano da pandemia: como a Covid-19 afetou o dia a dia, alterou a percepção do tempo e as relações sociais, além de pensamentos e emoções despertados, por exemplo.

A ideia é que, após a coleta, preservação e gestão, os registros estejam disponíveis para consulta e possam ser usados em projetos culturais, como publicações e exposições, ou em pesquisas no campo da história social. “Esses materiais de natureza pessoal formarão um arquivo digital que ajudará as gerações futuras a compreender como passamos por este período”, explicou Luciana Heymann, historiadora da COC e coordenadora do projeto.

“O ‘Arquivos da Pandemia’ é uma iniciativa inovadora da COC/Fiocruz, uma vez que dá aos indivíduos o protagonismo dessa história, estimulando que eles definam o que consideram relevantes para constituir uma memória digital desse momento”, completou Paulo Elian, diretor da COC. A utilização do material está condicionada à autorização do participante.

Acesse e envie a sua contribuição!

Voltar ao topoVoltar