Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Comissão Própria de Avaliação da Fiocruz se reúne para traçar plano de ações


11/11/2016

Por: Alex Bicca (VPEIC) e Claudio Oliveira (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

Em 4/10, a Comissão Própria de Avaliação (CPA/Fiocruz) realizou a sua segunda reunião. O encontro teve o objetivo de consolidar o entendimento comum sobre o papel da CPA no contexto do credenciamento institucional da Fiocruz como Escola de Governo e consensuar projetos articulados em um Plano de Trabalho da CPA para o período 2016-2018.

A atividade contou com as presenças de Geisa da Silva e Maria Fabiana Passos (representantes do corpo técnico-administrativo), José Ivo Pedrosa (representante da Abrasco), André Luiz Lima (representante da sociedade civil), Vera Lucia e Tânia Celeste Nunes (representantes da Gestão de Ensino da Fiocruz), Alex Bicca (representante dos egressos), Lenice Reis e Maria Auxiliadora Gomes (representantes dos docentes), e Paulo Carvalho (assessor da VPEIC na DIREB), que apresentaram suas expectativas sobre a atuação da CPA na Fiocruz. Segundo Tânia Celeste, a comissão tem o papel de acompanhar de forma sistemática o processo de implantação da Escola de Governo da Fiocruz e coordenar o processo de auto avaliação da instituição, com foco no ensino lato sensu, com vistas à melhoria da oferta educativa na instituição”.

Para os presentes, a instalação da CPA é uma oportunidade para que a Fiocruz possa aprimorar sua capacidade de ensino, discutir sobre o papel formador da instituição e refletir sobre cursos necessários ao Brasil e outros países. Segundo Maria Auxiliadora, há pouco espaço para esse projeto analítico. “Temos tido pouco espaço para essa discussão. É importante refletirmos sobre o que o Brasil e outros países precisam”.

Na sequência, os participantes listaram algumas pendências operacionais e estratégicas. José Ivo citou como exemplo a falta de alguns cursos na Plataforma Siga e Fabiana Passos informou que a plataforma está em processo de reformulação. Sobre a articulação com outras unidades, Lenice Reis ressaltou que é importante que os atores envolvidos estejam presentes de fato. “Sabemos quem são todas as pessoas chave nas unidades? Precisamos identificar os atores para estabelecer a comunicação”.

O processo de avaliação de cursos e pesquisas, atualmente questionado por privilegiar a quantidade em detrimento da qualidade, foi abordado por Lenice Reis e Maria Auxiliadora, que também chamaram a atenção para a necessidade da participação do coletivo dirigente da Fiocruz para a valorização do funcionamento eficiente da CPA. “Precisamos envolver os dirigentes sobre o processo auto avaliativo, pois a CPA não fará isso sozinha”.

CPA Fiocruz

A Comissão Própria de Avaliação foi instituída pela Lei 10.861/2004, que criou o Sistema Nacional de Educação Superior (SINAES). É a comissão responsável por coordenar os processos de avaliação interna das Instituições de Ensino Superior (IES) e pelo fornecimento de informações solicitadas pelo Inep. Na Fiocruz, a CPA foi instalada em fevereiro de 2016 através da Portaria 200.

Como parte do Plano de Trabalho, a curto prazo, foram previstas ações de divulgação e interação com o objetivo de divulgar as ações da CPA e ouvir os trabalhadores sobre melhorias da qualidade do ensino lato sensu. Um plano de comunicação está sendo elaborado e toda a documentação, assim como informações sobre ações e relatórios estarão disponíveis no site institucional da CPA Fiocruz

Funcionamento

A CPA é é presidida por Tânia Celeste Matos Nunes e trabalha de forma articulada com a trabalha de forma articulada com a Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC) e a Câmara Técnica do Ensino da Fiocruz. Suas competências estão definidas na portaria nº 200 e, nesse momento, o grupo trabalha na formulação de um plano de trabalho, dando desdobramentos às primeiras definições estabelecidas na reunião.

Mais informações sobre a reunião estão disponíveis no relatório elaborado pela Secretaria Técnica da CPA.

A CPA está localizada na sala 1016 do prédio da Expansão do campus na Av. Brasil, 4036. Os docentes, trabalhadores, estudantes e gestores poderão interagir com a comissão pelo e-mail comissaocpa@fiocruz.br, telefone (21) 2590-7544 ou pessoalmente.

Voltar ao topoVoltar