28/03/2011
Relatório de comissão propõe diferenciar usários de traficantes de drogas
A Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD) lançou relatório que tem como uma das principais propostas a diferenciação entre usuário de drogas e o traficante. O documento, assinado nesta sexta-feira (25/3) na Fiocruz, será enviado aos ministérios da Saúde e da Justiça e ao Congresso Nacional. "A comissão acredita que o usuário deve ser tratado como uma questão de saúde e assistência públicas, como está claro no relatório", afirmou o presidente da CBDD e também presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.
No entanto, segundo o presidente da Fiocruz, precisa ficar bem claro que a postura da comissão de forma alguma se confunde com tolerância em relação à violência ligada ao traficante ou ao tráfico internacional de drogas, que deve ser punido com severidade. Ainda na reunião foi lançada a cartilha "Diminuir para somar - Ajudar a reduzir danos é aumentar as possibilidades de cuidado aos usuários de drogas", produzida pelo Viva Rio e pela Secretaria Municipal de Saúde. O material é destinado a agentes comunitários de saúde, que encontram na cartilha subsídios para lidar com o problema.
O grupo é formado por representantes de áreas distintas, como a saúde, a educação, os movimentos sociais, a cultura, e a política, entre outros segmentos.
Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.