Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Comissão Eleitoral divulga relatórios


02/12/2020

Compartilhar:

O relatório da Comissão Eleitoral com o resultado das Eleições Fiocruz 2020 para presidente, homologado pelo Conselho Deliberativo da Fundação e entregue oficialmente ao ministro da Saúde Eduardo Pazuello, em 24/11, está disponível. (clique aqui para ler). O documento descreve em detalhes o processo eleitoral e destaca o resultado: compareceram às urnas eletrônicas 4.440 (91,6%) dos 4.847 eleitores aptos a votar. Nísia Trindade Lima é a primeira colocada da lista tríplice, com 3.784 (87%) votos para primeiro lugar.  

A Comissão Eleitoral também disponibilizou outros documentos, como o Relatório Técnico sobre a Apuração Eletrônica da Eleição Fiocruz 2020, elaborado pelo Grupo Técnico de Assessoramento em TI (GTATI). O texto apresenta como os resultados do pleito foram gerados pelo sistema eletrônico, seguindo os parâmetros estabelecidos pelo Regulamento Eleitoral. Para conhecer o relatório, acesse aqui.  

Observadores externos

Três instituições foram convidadas a atuar como observadoras externas do processo eleitoral: a Ordem dos Advogados do Brasil – Rio de Janeiro (OAB-RJ); a Academia Nacional de Medicina (ANM); e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde. Os representantes acompanharam a emissão do relatório da zerézima – que comprova a inexistência de votos nas urnas antes do pleito –, realizada em 16/11, e a apuração dos votos, em 19/11. 

As cerimônias foram realizadas no auditório do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no Campus Manguinhos, com acesso presencial restrito e transmissão em tempo real pelo canal do Youtube da VideoSaúde Distribuidora. “Todo o processo aconteceu de maneira transparente e objetiva, com uma expressiva participação dos servidores aptos a votar”, afirmou o representante da OABRJ, Sérgio Belerique, em notícia divulgada no site da Ordem (clique aqui para ler).

O presidente da Academia Nacional de Medicina, Rubens Belford Jr., enviou relatório de observação do processo eleitoral na Fiocruz (acesse aqui). Já o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass) enviou dois relatórios distintos, nos quais estão descritas todas as etapas das duas cerimônias e a participação presencial e virtual de cada representação. O primeiro, do ato da zerézima, é assinado pelo presidente, Carlos Alberto de Oliveira (veja aqui), e o segundo, pelo secretário-executivo Jurandi Frutuoso Silva (clique para ler). 

Voltar ao topoVoltar