27/11/2008
Começa a 1ª Mostra VídeoSaúde em Brasília
Aberta oficialmente nesta quinta-feira (27) a 1ª Mostra VídeoSaúde Brasília, no Teatro Nacional de Brasília. O evento contou com a presença de membros do governo distrital e federal, da Universidade de Brasília (UnB), da Fiocruz e convidados. O filme Três Irmãos de Sangue, exibido na noite de abertura, recebeu o prêmio do júri popular.
A mostra, uma parceria da Fiocruz Brasília e da VideoSaúde Distribuidora, continua sendo realizada até sexta-feira (28), às 15h. Serão exibidos os vídeos vencedores da 5ª Mostra VideoSaúde, premiados, em setembro, durante o 7º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, em Porto Alegre. Após a exibição dos filmes, haverá debates com os diretores e produtores.
No início da abertura foram chamados os representantes do governo e da Fiocruz para formar a mesa. Compuseram a mesa a diretora da Fiocruz Brasília, Fabíola de Aguiar Nunes; o assessor especial do Ministro de Saúde José Gomes Temporão, Crescêncio Neto, o coordenador da VídeoSaúde Distribuidora, Homero Teixeira, e o diretor do pólo de cinema e vídeo de Brasília representando o Secretário de Cultura, Wanderley Silva, além de outros convidados e representantes dos filmes a serem exibidos no restante da Mostra.
Homero Teixeira falou sobre a satisfação de trazer a Mostra para Brasília e lembrou os 20 anos do Sistema Único de Saúde, exemplificando uma grande vitória do povo brasileiro. Falou sobre a importância de os produtores do Centro-Oeste participarem mais de iniciativas como essa, uma vez que, dos mais de 150 vídeos concorrentes, apenas 14 produções eram desta região. Baseado nessa informação, o representante da Secretaria de Cultura do GDF, Wanderley Silva, se comprometeu em divulgar e se esforçar para que nas próximas edições da Mostra, o Distrito Federal tenha um número mais expressivo de filmes.
Em seguida, o representante do Ministro da Saúde, Crescêncio Neto, que iniciou sua fala lembrando Sérgio Arouca, ex-presidente da Fiocruz, destacou seu orgulho de fazer parte da mesa de abertura da Mostra. “Tenho certeza que o ministro está triste por não poder comparecer, mas feliz por mais essa realização da Fiocruz”, comentou o assessor especial. Após o discurso de Crescêncio, Fabíola Nunes comentou sobre a grandeza da Fiocruz e o progressivo crescimento da Fiocruz Brasília, que baseia seu desenvolvimento também englobando cultura, saúde e comunicação.
Finalizando a abertura, foi entregue o prêmio do júri popular ao filme Três Irmãos de Sangue. Em nome da diretora Ângela Patrícia, o produtor Frederico Guimarães recebeu o prêmio pelas mãos de Fabíola Nunes. “Ângela e todos nós da equipe de produção estamos radiantes com mais essa premiação”, agradeceu Frederico. Em seu discurso, Frederico ainda lembrou as outras premiações do longa, como o festival Petrobras e o Festival Brasileiro em Nova York. Disse ainda que foram mais de 100 horas de filmagens, muitas vezes cedidas gentilmente pela família dos irmãos, Betinho, Chico e Henfil; cuja história de vida é mostrada no documentário.
(Fonte: Fiocruz Brasília)
Leia mais no site da Fiocruz Brasília.