Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Com apoio da Fiocruz, Rio pela Vida distribui máscaras no transporte público em Niterói


17/06/2021

Aline Câmera (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

Dados evidenciam que a não adoção das medidas de distanciamento social, a baixa adesão e o uso de máscaras de baixa qualidade, junto ao contato nos transportes públicos, propiciam maiores níveis de contágio. Como uma forma de enfrentamento a esta grave situação de saúde pública, o movimento Rio pela Vida iniciou uma campanha de distribuição de máscaras de proteção individual em pontos estratégicos de grande circulação de pessoas que utilizam o transporte público. Ao todo, 100 mil máscaras serão distribuídas.

A próxima ação acontecerá nesta sexta-feira (18/6), na Estação Praça Arariboia, em parceria com a CCR Barcas, em Niterói (RJ). A expectativa é atingir cerca de 5 mil pessoas, entre 7h e 11h30 no itinerário Niterói – Rio de Janeiro. A iniciativa pretende percorrer, a cada semana, um ponto diferente entre estações de metrô, BRT e trem, além das barcas. Na última semana, cerca de 25 mil unidades foram distribuídas na Central do Brasil. 

A intenção é ressaltar para a sociedade a importância do uso de máscaras adequadas, especialmente entre as pessoas que se expõem diariamente no deslocamento para o trabalho e também para aquelas cujas atividades laborais demandam maior contato interpessoal. Desta forma, além da distribuição das máscaras que foram doadas para a Fiocruz pela empresa Merck, o Rio pela Vida pretende estimular a produção de máscaras artesanais seguras.

Outro objetivo é incentivar compras públicas de máscaras de qualidade a serem distribuídas gratuitamente à população, assim como a doação por parte do empresariado do Rio de Janeiro. Durante a ação, uma costureira irá confeccionar um protótipo cuja eficácia foi previamente comprovada. 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar