Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Coleções Biológicas têm série especial no Instagram


01/09/2022

Por Comunicação VPPCB

Compartilhar:


O papel e a importância das Coleções Biológicas da Fiocruz são destaques na série Micro Coleções, do Colonizando Ideias – perfil de divulgação científica no Instagram com foco na difusão de temas de microbiologia. A iniciativa é o resultado de uma parceria estabelecida por Aline Souto, coordenadora executiva da Coleções da Fiocruz, com Rodrigo Pinheiro e Jardel Meirelles, pesquisadores egressos do curso de Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia da UFRJ. Eles criaram o perfil na rede social em 2020 e um blog com o mesmo nome .

A primeira postagem da série, feita nesse sábado (27/8), permite as leitoras e leitores saberem mais detalhes sobre as potencialidades das Coleções da Fundação. Entre elas está a capacidade de manter material biológico para serem usados em diversas pesquisas e preservar exemplares da biodiversidade brasileira e material de importância histórica e cultural de diferentes conjuntos de organismos.

“É fundamental explorar o potencial das redes sociais para ampliar a interação entre a ciência e a sociedade. A parceria com o Colonizando Ideias possibilitará a divulgação da importância das Coleções Biológicas para um público que extrapola o ambiente acadêmico e da pesquisa”, observa Aline Souto.

As 33 Coleções Biológicas da Fiocruz preservam materiais provenientes de plantas, animais, micro-organismos e espécies de outras naturezas. Para conhecer mais destes universos interessantes, confira a primeira postagem e não perca as próximas na série Micro Coleções. As curiosidades sobre o mundo da microbiologia nas Coleções terão postagens uma vez por mês. Aproveite e explore também a página das Coleções.

Voltar ao topoVoltar