Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Coleção de livros com obras de alunos do PPGICS será lançada dia 28/3


28/03/2022

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) da Fiocruz começa o ano letivo de 2022 no dia 28 de março e, após dois anos funcionando de forma online, terá atividades presenciais para acolher os novos alunos. E logo no primeiro dia da “Semana de Abertura” (28/3 até 1/4, acesse a programação completa aqui), acontece o lançamento e divulgação da primeira coleção de livros do programa.

São cinco obras derivadas de disciplinas e dissertações de alunos e ex-alunos do PPGICS. Os autores são Ana Carolina Monari, Deivison Santos, Glauber Tiburtino e Márcio Calil, além de uma obra coletiva com dez autores (confira lista abaixo). Em uma mesa redonda, moderada por Kizi Araújo, coordenadora adjunta do programa, serão apresentadas as obras para estudantes e professores da Fiocruz no dia 28/3, às 15h30.  

“Quando pensamos no edital para fazer essa coletânea, a ideia era deixar esse conhecimento científico mais acessível. Hoje, é possível encontrá-las na editora e em livrarias, além, é claro, de bibliotecas. Essa foi a primeira leva de obras, mas já estamos preparando mais uma”, conta Kizi.

Os livros abordam temas variados, como esporte e saúde, entre outros. Para Kizi, as teses produzidas dentro dos programas de pós-graduação têm o poder de levantar debates e discussões importantes na sociedade e, por isso, o lançamento para além da Fiocruz é muito importante.

“São diferentes temáticas, mas todas com esse potencial de trazer novas questões, de repensar práticas e ter um novo olhar sobre os assuntos”, comenta. Confira abaixo os títulos da coleção:

Obras:

“Construção Narrativa da Cobertura Jornalística da epidemia de Febre Amarela no Espírito Santo”, de Márcio Calil.

“O Milagre da Pílula”, Ana Carolina Monari

“Ciência, Política e Sociedade”, Maria Cristina Guimarães, Alexandre Trino, Allan Gouvêa, Catarina Schneider, Daniela Muzi, Fernanda Nogueira, Flávia Carvalho, Lucilene Bertoldo, Rodolfo Paolucci e Tatiana Sanjuan
(*O lançamento contará com a participação de Daniela Muzi na mesa de apresentações)

“Operação Caça Benzeno”, Deivson Mendes

“Corra, mas não morra”, Glauber Tiburtino

Editora: Autografia

Assista:
Canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz: www.youtube.com/videosaudedistribuidoradafiocruz
É possível ativar o lembrete de início de atividade, pelo vídeo abaixo.

Às 14h, no mesmo evento, haverá sessão de homenagem ao docente Valdir de Castro Oliveira, do PPGICS.

Voltar ao topoVoltar