Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cogic na luta contra a Covid-19


03/07/2020

Letícia Motta (Cogic)

Compartilhar:

Desde a descoberta da Covid-19, a população tem contado com o trabalho incansável da Fiocruz na linha de frente desta crise que assola o Brasil. Com o avanço rápido da pandemia no país, garantir a proteção dos profissionais da saúde de forma eficiente e ajudar a salvar cada vez mais vidas é o principal desafio. Com isso, entre as inúmeras ações da instituição, a Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic) abriu uma frente de apoio ao combate da pandemia dispondo de seu saber: a engenharia. Assim, a equipe de infraestrutura da Fiocruz, seja por movimento próprio, seja por convite a envolvimento de iniciativas em rede, tem atuado em projetos diversos como: dispositivo para descontaminação de EPI; participação na Iniciativa + Manutenção de Respiradores; ‘Torre de descontaminação de superfície em ambiente de UTI’; ‘Confecção de protetores faciais’; e ‘Aparato de condicionamento de ar emergencial para UTI’s, sendo este o primeiro Registro de Desenho Industrial da Fiocruz no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Dispositivo para descontaminação de EPIs

Hospitais e serviços de saúde lutam contra a falta de máscaras cirúrgicas e N95, máscaras faciais, aventais e roupas de proteção em geral, obrigando os profissionais da área a reutilizarem os equipamentos. Percebendo essa realidade, a Cogic vem desenvolvendo e montando dispositivos “pilotos” para descontaminação de EPIs de fácil produção, uso e transporte. Neles, máscaras podem ser descontaminadas em alguns minutos, através do uso de radiação por luz UV-C.

“Como a máscara é feita de camadas de fibras, não é possível garantir 100% de descontaminação. Em breve entraremos na fase de teste biológico. O objetivo é chegar aos 90% de descontaminação da superfície irradiada, garantindo ainda mais segurança aos profissionais.”, informa o chefe do Departamento de Manutenção de Equipamentos (Demeq/Cogic), Armando Lopes.

Um outro projeto em andamento trata da descontaminação de EPIs utilizando vapor de Peróxido de Hidrogênio (VPH), uma tecnologia eficaz e versátil, eficaz contra uma ampla gama de vírus. Um dispositivo gerador de VPH em câmara estanque com capacidade de descontaminar grande número de EPIs em pouco tempo e com grande eficácia. 

Parceria na Manutenção de Ventilador Pulmonar e Iniciativa + Manutenção de Respiradores

Os ventiladores pulmonares mecânicos estão entre os equipamentos essenciais para tratamento de pacientes graves com Covid-19. O projeto Iniciativa + Manutenção de Respiradores é uma rede voluntária formada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), grandes indústrias privadas e outras instituições da sociedade, criada para realizar a manutenção de respiradores mecânicos (ventiladores pulmonares) que estão inoperantes. A Cogic foi contactada pelo Senai e ao observar a fragilidade da cobertura no estado do Rio de Janeiro - a rede nacional contava com apenas um ponto de manutenção no sul fluminense - decidiu participar da iniciativa.

"Mesmo o ventilador pulmonar não sendo o foco de manutenção habitual do departamento, doamos ao projeto o nosso tempo e a nossa infraestrutura. Fizemos a adequação inicial de uma oficina  para atendimento específico deste equipamento. Todos os trabalhadores internos e voluntários externos receberam treinamento em biossegurança e informações básicas sobre o equipamento. Hoje estamos com 30 respiradores e seis misturadores de ar usados da rede hospitalar pública do Rio de Janeiro aguardando recursos para voltarem aos seus locais de origem”, explicou Armando Lopes.

Torre de descontaminação de superfície em ambiente de UTI

Os espaços físicos hospitalares e de atendimento, como leitos e quartos de internação, precisam de descontaminação eficiente e rápida quando são desocupados. Também por meio de uso de irradiação por luz UV-C, os engenheiros e técnicos montaram um dispositivo protótipo que reduz a carga viral do ambiente. O método foi escolhido por ser rápido, eficaz e seguro, sem deixar resíduos. Para segurança dos profissionais de saúde, foram instalados sensores de presença que desligam as lâmpadas assim que alguém entra no recinto em descontaminação e disparam alarmes visual e sonoro. 

Confecção de protetores faciais e máscaras modelo face

Com a missão de proteger os profissionais de saúde que trabalham no combate ao novo coronavírus, por meio da fabricação e distribuição voluntária de protetores faciais, a rede SOS3D recebeu a contribuição da Fiocruz a partir de uma parceria entre a Cogic, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) e a Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz, com a impressão de suportes de máscaras de proteção facial, modelo face shield, em impressora 3D. Os protetores foram distribuídos priorizando os hospitais públicos. A Fiocruz confeccionou 191 suportes, sendo 39 destinados ao atendimento interno. A rede SOS3D já ultrapassou a meta estabelecida e o projeto parou de receber solicitações de doações e a produção. Atualmente na Cogic continuam sendo impressos protetores para atender demandas internas.

Aparato para condicionamento de ar emergencial em UTIs em crises de emergência pública

Em virtude da alta transmissibilidade do vírus em UTIs, é necessário que as unidades de isolamento sejam dotadas de um sistema de circulação que impeça que o ar contaminado seja disseminado em outros ambientes, como também no meio externo, demandando critérios específicos de filtragem para o devido tratamento. Os procedimentos que podem gerar aerossóis em pacientes com Covid-19 devem ser realizados preferencialmente em uma unidade com isolamento respiratório com pressão negativa e filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air). Estas especificidades agregam complexidade e custo à infraestrutura associada, que podem se tornar uma barreira para a demanda de rápida expansão de leitos de UTI do SUS nos municípios mais carentes.

Para contribuir na superação deste possível obstáculo, a equipe da Cogic desenvolveu um projeto de solução emergencial para UTIs com filtros Hepa, formado a partir de componentes convencionais de fabricação nacional em série. A solução é voltada para uso emergencial nos municípios mais pobres, afastados dos centros urbanos e com defasagem de infraestrutura hospitalar. O produto apresenta vida útil compatível ao enfrentamento da pandemia. “Com a contribuição de todos os departamentos da Cogic, um protótipo com capacidade para atendimento a um leito de UTI ou 15m² de área coletiva foi construído em aproximadamente 10 dias. Uma sala da Cogic foi adaptada para a instalação do equipamento e a realização dos testes preliminares de desempenho, que se mostraram satisfatórios.”, esclarece o engenheiro mecânico Bruno Perazzo, idealizador do aparato.

A solução foi encaminhada à Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec/VPPIS) que, após a realização de análises técnicas, aconselhou pela busca de parcerias para produção e pelo registro como “desenho industrial” no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Este registro foi realizado após aprovação pela Comissão de Patentes da Fiocruz, sendo o primeiro deste tipo na instituição. Após a identificação de possíveis parceiros de engenharia, as ações atuais estão voltadas para a negociação de codesenvolvimento e produção.

Fotos: Eduardo Souza/Ascom Cogic

Voltar ao topoVoltar