Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

COC recebe inscrições para curso gratuito de qualificação profissional


01/11/2023

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) recebe inscrições para o curso gratuito de qualificação em Técnicas de Conservação Aplicadas ao Acervo Arqueológico. Os interessados devem se inscrever até 4 de dezembro pelo Campus Virtual Fiocruz. As aulas serão realizadas presencialmente na Oficina Escola de Manguinhos, campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, n. 4365), quartas e quintas-feiras, entre 17 de janeiro e 8 de fevereiro de 2024. 

Ministrado por Neuvânia Curty Ghetti, professora doutora, química e conservadora, o objetivo do curso é sensibilizar e instrumentalizar os alunos para a compreender e atuar na conservação preventiva do acervo arqueológico proveniente das escavações aplicando os princípios da conservação arqueológica na salvaguarda e na gestão do patrimônio arqueológico.  

O curso integra o Programa de Educação Patrimonial vinculado à obra de restauração do Pombal, edifício histórico localizado no campus da Fiocruz em Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro.  

A restauração do Pombal, a nova exposição que será implantada no edifício e o Programa de Educação Patrimonial são uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, em conjunto com o Museu da Vida Fiocruz, com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). Conta ainda com o apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e patrocínio de Instituto Vale, BASF, Enauta e Bayer, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Confira a Minibio da professora:   

Neuvânia Curty Ghetti é licenciada em Química, possui mestrado e doutorado em Arquitetura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com pesquisas desenvolvidas na área da preservação e conservação do patrimônio cultural.  

É especialista em Análise e Preservação de Obras de Arte pela Escola Paulista de Direito, SP e coordenou o Laboratório de Arqueologia para Conservação e Restauração – LACOR no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE.  

Atualmente, é professora do Curso de Conservação e Restauração da EBA/UFRJ e coordena o Laboratório de Conservação em Arqueologia - LaC-Arq do Departamento Arte e Preservação onde realiza estudos e pesquisas na área da Conservação de Materiais Arqueológicos, Educação Patrimonial e Conservação Preventiva. Atua também como colaboradora no Laboratório Central de Conservação e Restauração - LCCR do Museu Nacional/UFRJ.  
 

Voltar ao topoVoltar