Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Clima do Rio de Janeiro na segunda metade do século 19 é tema do Encontro às Quintas


25/09/2015

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

O Encontro às Quintas de 1º de outubro recebe a pesquisadora Christina Helena da Motta Barboza Christi, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), para falar sobre o clima no Rio de Janeiro na segunda metade do século 19. No evento, ela vai explorar o tema com base nas observações meteorológicas realizadas no Imperial Observatório entre 1851 e 1890. A atividade acontece às 10h, na sala 401 do prédio da Expansão, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio (Av. Brasil, 4.036).

Esses registros foram publicados em 1892 junto a um estudo sobre as variações regulares dos principais elementos do clima, como a temperatura e as chuvas. Em sua pesquisa, Christina examina algumas práticas adotadas na coleta e análise das observações meteorológicas, assim como o contexto científico e cultural no qual a obra intitulada O Clima do Rio de Janeiro foi produzida e publicada.

O último ano do Império brasileiro iniciou-se com um verão “radiante e implacável”, segundo os termos usados em editorial da Revista Illustrada de fevereiro de 1889.  A temperatura máxima naquele verão teria atingido 36oC. Já com a República instaurada, o ano terminou ainda mais quente: o máximo absoluto de temperatura de toda a série de cerca de 50 anos de observações meteorológicas, 39oC, teria ocorrido logo depois da mudança de regime, em 8 de dezembro de 1889.

A pesquisadora aponta que, embora o tempo e o clima já fossem assunto obrigatório nos jornais e revistas brasileiros do século 19, refletindo o interesse da população por um aspecto da natureza particularmente sensível e influente no seu cotidiano, durante muito tempo o clima foi um objeto ausente da historiografia, inclusive da historiografia das ciências.

Christina é mestre em História pela Universidade Federal Fluminense e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). É autora do livro As Viagens do Tempo; uma história da meteorologia em meados do século XIX, e de uma série de artigos, entre os quais ciência e natureza nas expedições astronômicas para o Brasil.

Encontro às Quintas
Coordenação: Maria Rachel Fróes da Fonseca
Convidado: Christina Helena da Motta Barboza Christi, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast)
Data: 1º de outubro de 2015
Horário: 10h
Local: sala 401 do Prédio Expansão | Avenida Brasil, 4036 – Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ
Mais informações: (21) 3882-9095 e historiasaude@coc.fiocruz.br

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar