Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ciência cidadã é tema do próximo Encontro Virtual de Divulgação Científica


15/08/2022

Cinco/VPEIC

Compartilhar:

Texto em cor preta: 3º Encontro Virtual de Divulgação Cientifica 2022 em fundo mostarda com ícone do castelo da Fiocruz em preto e logomarca da Fiocruz também em preto no topo direito.No próximo dia 18, acontece a partir das 14h, o 3º Encontro Virtual de Divulgação Científica 2022. Em seu segundo ano, o encontro terá como principal tema a Ciência Cidadã. Quando se fala em Ciência Cidadã, pensa-se em acesso democratizado a resultados científicos e envolvimento do público nos processos de pesquisa, por isso mesmo o tema é importante tanto para a comunicação científica quanto para a divulgação científica.

A transmissão do encontro será feita pelo canal da VideoSaúde no YouTube. O evento terá tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa contará com a participação da coordenadora da Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre da Fiocruz, Marcia Chame; do pesquisador da Fiocruz Pernambuco, André Monteiro; e da pesquisadora da UFRJ, Sarita Albagli. O encontro será mediado pela coordenadora de Informação e Comunicação da VPEIC, Vanessa Jorge e é promovido pela coordenação de Divulgação Científica.

A coordenadora de Divulgação Científica, Cristina Araripe, explica a importância do debate, que começou em 2021. “Estamos aprendendo a entender melhor como fazer com que chegue a públicos diversos debates que não são necessariamente divulgados, nem mesmo junto à nossa comunidade”, comenta a coordenadora.

Cristina entende que é necessário "dialogar com a sociedade, envolver cidadãos em pesquisas que não podem muitas vezes prescindir da participação efetiva de quem conhece em profundidade assuntos ligados a temas sensíveis, como a relação entre meio ambiente e saúde, especialmente, quando sabemos que existem conhecimentos tradicionais, ancestrais que podem ser fundamentais para o avanço da ciência" finaliza a organizadora.

A realização dos encontros virtuais sobre divulgação científica são uma iniciativa da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e do Fórum de Divulgação científica da Fiocruz. A proposta é reunir pesquisadores, professores e demais profissionais com interesse na área para debater sobre questões relacionadas ao cenário da divulgação de ciência na instituição, sem perder de vista o panorama brasileiro.

Serviço:

3º encontro virtual de divulgação cientifica de 2022

Data e hora: 18/8 às 14h Transmissão: Canal VideoSaúde da Fiocruz

Quem pode participar? Aberto ao público.

Voltar ao topoVoltar