Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ciclos de debates e exposições marcam o Crics 8


17/09/2008

Compartilhar:

Ciclos de debates e exposições marcam o Crics 8

O primeiro dia de programação da oitava edição do Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (Crics 8), no Rio de Janeiro, foi marcado pela realização de quatro painéis de debates (Confira a programação científica do evento). Nomes como o diretor da Bireme/Opas/OMS, Abel Packer, o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, o vice-diretor de desenvolvimento institucional e gestão do Trabalho da Fiocruz, Paulo Gadelha, e o coordenador da Who Press/OMS, Hooman Momen, marcaram presença nas diversas mesas ao longo desta quarta-feira (17).

O tema desta edição, Informação e conhecimento científico para inovação em saúde, pontuou as discussões entre palestrantes e público. Representantes de 55 países estão no evento que conta com mil inscritos. Sessão de pôsteres, cursos, exposições e atividades culturais também estão previstas na programação que segue até sexta-feira (19).

Painel debate os 20 anos do SUS

As duas décadas de implantação do Sistema Único de Saúde foi um dos destaques do Painel 2 (10h30m às 12h) no auditório do Centro de Convenções Cidade Nova, no centro do Rio de Janeiro. O vice-diretor da Fiocruz, Paulo Gadelha, traçou uma retrospectiva do SUS  no Brasil e discorreu sobre os desafios que ainda precisam ser vencidos. "Na minha opinião, tanto as políticas na área de C&T quanto as de informação e comunicação chegam de uma maneira tardia em relação a esse caminhar do SUS. Desde o início, essas políticas tinham que estar atreladas a dinâmica do SUS. O acesso livre a informação entre os pares precisa ser um bem livre", observou Gadelha. 

Os presentes puderam ainda conhecer o Sistema Único de Saúde do México. O diretor do Centro de Pesquisa dos Sistemas de Saúde do México, Miguel Block, falou sobre os desafios da saúde pública em seu país e enfatizou as diversas interfaces de investigações das políticas de saúde. Já Rodrigo Salinas, do Departamento de EStudos e Bioética do Ministério da Saúde do Chile, enfatizou a importância do livre acesso à informação na reforma da saúde na América Latina. 

Assista ao vivo o Crics 8.

Leia também:

Mostra reúne filmes raros da Fundação Sesp
Vida e obra de Nise da Silveira é tema de exposição
Solenidade de abertura do Crics 8 reúne autoridades no Rio de Janeiro




Voltar ao topoVoltar