Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ciclo de palestras aborda pesquisa arqueológica no campus de Manguinhos


21/05/2013

COC/Fiocruz

Compartilhar:

A Oficina Escola de Manguinhos promove, a partir do dia 29 deste mês, um ciclo de palestras sobre a história da ocupação da área onde hoje fica o campus Fiocruz Manguinhos. Os seminários são abertos ao público.

Na ocasião, serão abordados os achados da pesquisa arqueológica que é feita no local em que está sendo construído o Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) - entre os quais, elementos que indicam que ali existiu um complexo de incineração de lixo no século 19.

O ciclo de palestras intitulado Programa de pesquisa arqueológica de Manguinhos: futuro Centro de Documentação e História da Saúde integra as atividades de educação patrimonial planejadas pela equipe de arqueologia da obra de construção do CDHS, coordenada pelo Serviço de Infraestrutura da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

O primeiro palestrante será o historiador Mário Aizen, da gerência de arqueologia do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), órgão da prefeitura da capital fluminense. Ele escreveu o livro Memória da limpeza urbana no Rio de Janeiro, de 1985, juntamente com Robert M. Pechman. Na obra, os autores fazem um histórico da limpeza na cidade, do século 16 até as primeiras décadas do século 20.

A programação do seminário, organizado pela coordenadora da pesquisa de arqueologia, Guadalupe Campos, está no site da COC.

Serviço

Ciclo de palestras Programa de pesquisa arqueológica de Manguinhos: futuro Centro de Documentação e História da Saúde
Programação 
Local: Casa de Oswaldo Cruz
Avenida Brasil 4.365 - Manguinhos, Rio de Janeiro

Voltar ao topoVoltar