Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Centro de estudos realiza sessão especial pelo Dia Mundial de Luta contra a Malária. Assista online


26/04/2016

Fontes: IOC/Fiocruz e Ministério da Saúde

Compartilhar:

Assista transmissão online

No dia 29 de abril, o Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) promoverá uma sessão especial em celebração ao Dia Mundial de Luta contra a Malária. A atividade terá início às 10h e acontecerá no auditório Emmanuel Dias localizado no Pavilhão Arthur Neiva.

O debate contará com as presenças do chefe do Laboratório de Pesquisa em Malária do IOC, Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, do representante da Coordenação Geral do Programa Nacional de Prevenção e Controle da Malária do Ministério da Saúde, Cássio Roberto Leonel Peterka e do presidente da Sociedade Brasileira em Medicina Tropical, Marcus Vinícius Guimarães Lacerda.

Sobre a malária
A malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium. Após a picada, os parasitos chegam ao fígado, onde se multiplicam. Em seguida, invadem os glóbulos sanguíneos e começam a destruí-los. A partir desse momento, surgem os primeiros sintomas, sendo os principais a febre, tremores, suores intensos, dor de cabeça e dores no corpo. Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra o menor número de casos de malária nos últimos 35 anos. Em 2015, foram notificados cerca de 143 mil casos. Em relação ao número de óbitos, foram 26 mortes no ano passado, redução de 89% no comparativo com o ano de 2000.

Serviço

Sessão especial em celebração do Dia Mundial de Luta contra a Malária
Data: 29/4/2016
Horário: 10h
Local: Auditório Emmanuel Dias – Pavilhão Arthur Emmanuel Dias
 

Programação

Porque a pretensão de eliminação da malária no Brasil?
Cláudio Tadeu Ribeiro

O plano de eliminação da malária no Brasil
Cássio Roberto Peterka

Erradicação da malária no mundo: uma utopia?
Marcus Vinícius Guimarães Lacerda

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar