Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Centro de Estudos debaterá, na quarta (4/11), os acidentes de trabalho no Brasil


03/11/2015

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

O próximo Centro de Estudos Miguel Mural de Vasconcellos da Ensp (Ceensp), marcado para 4/11, às 14 horas, debaterá os acidentes de trabalho no Brasil segundo a Pesquisa Nacional de Saúde. Dados do Ministério da Previdência Social apontam o elevado número de acidentes de trabalho no Brasil, com cerca de 165 mil acidentados em 2012. Para debater o tema, a atividade contará com a participação da pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), Célia Landmann Szwarcwald, e do pesquisador da Universidade Federal de Brasília (UnB), Heleno Rodrigues Corrêa Filho. O Ceensp é aberto a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia. O pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Ensp) Francisco Pedra coordenará a atividade.

O Anuário Estatístico da Previdência Social estima que, anualmente, 700 mil trabalhadores brasileiros são vítimas de acidentes de trabalho. Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) indicam que 270 milhões de pessoas sofrem acidentes ocupacionais por ano. Desse total 160 milhões de pessoas têm doenças profissionais e aproximadamente cinco mil morrem por dia. No Brasil, o prejuízo financeiro com gastos relativos à saúde em casos de acidente no trabalho chega a R$ 70 bilhões. Porém o país apresenta um prejuízo muito maior, o de vidas. O ranking mundial de vítimas fatais no trabalho coloca o Brasil em 4º lugar, atrás somente da China, Estados Unidos e Rússia.

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) é uma pesquisa de base domiciliar, de âmbito nacional, realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013. Ela faz parte do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares do IBGE (SIPD, 2007) e tem periodicidade de 5 anos. Para a execução da pesquisa, foi constituída uma equipe de coordenação da PNS, com membros do Ministério da Saúde e do IBGE.

Conheça as atividades do Ceensp em 2015.

Voltar ao topoVoltar