17/11/2017
Fonte: Márcia Silveira (VPEIC/Fiocruz)
A Coordenação-Geral de Educação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (CGE/VPEIC) tem o prazer de comunicar a implantação do Centro de Apoio ao Discente / CAD-Fiocruz, que funcionará a partir de 30 de novembro de 2017 na sala 910 da Expansão do Campus.
A proposta do CAD-Fiocruz fundamentou-se em duas experiências exitosas promovidas pela CGE/VPEIC: o trabalho de acolhimento de alunos de fora do Rio de Janeiro e o programa de excelência do ensino. A experiência no acolhimento permitiu um maior conhecimento das dificuldades, dos desafios, dos fatores que favorecem ou desfavorecem a adaptação e o desempenho de alunos – inicialmente aqueles que vinham de fora da cidade. Propiciou também a percepção do impacto de questões não acadêmicas, de caráter social ou emocional, no desempenho estudantil, bem como o sofrimento mental decorrente do intenso estresse do pesquisador em formação.
Se as experiências serviram de base, a visão de futuro serviu de perspectiva. A elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, fruto de intensa participação dos diferentes setores da instituição, apontou para a necessidade de uma escuta mais integrada dos estudantes. Sob este prisma, o CAD-Fiocruz apresenta-se como um ponto de articulação entre as demandas discentes — e muitas vezes docentes — e a resposta institucional.
O Centro de Apoio ao Discente - CAD-Fiocruz tem como finalidade acompanhar os discentes durante sua estada na instituição, favorecendo a integração e o equacionamento das situações individuais e coletivas que possam vir a influenciar no bem-estar, no desempenho acadêmico e no desenvolvimento profissional dos estudantes.
O CAD-Fiocruz propõe-se a:
- Ser um espaço de escuta psicossocial, oferecendo atendimento inicial e encaminhamento;
- Auxiliar na interlocução entre discentes e as diversas instâncias institucionais;
- Contribuir, em conjunto com as representações dos alunos, para a resolução de questões de interesse discente;
- Colaborar, em parceria com as unidades componentes da Fiocruz, para o acolhimento de novos alunos;
- Buscar parcerias para oferta de atividades extracurriculares de cunho acadêmico;
- Buscar parcerias para oferta de atividades culturais e de lazer;
- Promover, com a participação das unidades e de representantes discentes, atividades culturais;
- Promover encontros e/ou palestras com temas de interesse discente;
- Oferecer informação e orientação sobre locais de atendimento gratuito em psicologia;
- Oferecer informação e orientação sobre locais de atendimento gratuito em programas sociais e de garantia de direitos;
- Realizar pesquisas sobre expectativas e satisfação dos alunos em relação às necessidades acadêmicas, a fim de subsidiar ações do ensino.
No Portal Fiocruz
Mais Notícias