Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Censo vai mapear o tracoma em áreas de risco em Pernambuco e Tocantins


21/01/2014

Fonte: Fiocruz Pernambuco

Compartilhar:

O tracoma, uma doença negligenciada que pode provocar a cegueira, vai ser alvo, em 2014, de um grande censo em áreas de risco social dos estados de Pernambuco e do Tocantins. A pesquisa, coordenada pela Fiocruz Pernambuco, começará nos dias 23 e 24 de janeiro, percorrendo um trecho da Ilha Joana Bezerra, situada no bairro do Coque, no Recife (PE). 

O estudo Situação do tracoma em áreas de risco epidemiológico na população brasileira vai mapear a situação, realizar exames, diagnóstico e tratamento. Desenvolvido em colaboração com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, o censo busca apoiar as atividades do Plano Nacional de Eliminação do Tracoma como Causa de Cegueira. O plano brasileiro segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) que estabeleceu o ano de 2020 como meta para a eliminação da doença como causa de cegueira no planeta, mas antecipa esse prazo para 2015.

Em Pernambuco, a amostra inclui 68 mil pessoas, distribuídas por 74 municípios. Já em Tocantins serão pesquisadas, cerca de 31 mil pessoas, de 44 municípios. As áreas escolhidas têm pelo menos 50% dos domicílios com renda domiciliar per capita de até ¼ de salário mínimo e percentual de domicílios ligados à rede geral de abastecimento de água inferior a 95%. Todas as moradias serão visitadas, porém os moradores serão examinados apenas naquelas onde houver crianças de 1 a 9 anos de idade - faixa etária que concentra a maior incidência da forma inflamatória e transmissível da doença. 

A ideia é não apenas traçar o perfil epidemiológico da doença, mas também intervir nos casos identificados. Com ações educativas, orientando sobre a prevenção da doença a partir de procedimentos de higiene simples, como o hábito de lavar o rosto e não usar toalha de banho, lençol ou fronha de forma compartilhada com outros membros da família. E realizando o tratamento com a medicação necessária.

Tracoma

O tracoma é uma inflamação da córnea e da conjuntiva (ceratoconjuntivite) crônica, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. A perda da visão é resultado de um processo lento, que atinge mais os idosos que sofreram repetidas infecções ao longo da vida.

Leia mais no site da Fiocruz Pernambuco.

Voltar ao topoVoltar