Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cedipa/Fiocruz reafirma compromisso institucional pelos direitos humanos


22/12/2023

Carín Nuru (Cedipa/Fiocruz)

Compartilhar:

Equipe Cedipa com o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida

No último domingo, 10 de dezembro, foi celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos e a Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas da Fundação Oswaldo Cruz (Cedipa/Fiocruz) reafirma seu compromisso com a promoção e defesa dos direitos humanos, atuando em diversas frentes nesse sentido. O fortalecimento do debate e de ações para acessibilidade, inclusão e equidade étnico-racial e de gênero desempenha um papel crucial na articulação da agenda de trabalho da nova Coordenação, se somando a outras iniciativas da instituição pela valorização e defesa da diversidade. 

Para Hilda Gomes, coordenadora da Cedipa/Fiocruz, a Fiocruz tem um papel muito importante na promoção dos direitos humanos na sociedade, na medida em que atua, sobretudo, em defesa do direito humano à saúde. Nesse sentido, a criação da Cedipa reforça essa atuação: "A Cedipa se dedica à dimensão de promoção da saúde e garantia de que os direitos humanos sejam assegurados, colaborando para que as pessoas tenham o esperançar como um propósito e que sejam respeitosas, visando se aliar com agendas que tenham como diretrizes organizar ações em rede em acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

Hilda ainda completa dizendo que “o enfrentamento aos racismos, capacitismo, xenofobia, violências de gênero, intolerâncias religiosas e qualquer outra forma de discriminação e violação desses direitos é um dos objetivos do trabalho da Cedipa, que tem todo o foco voltado para elaborar estratégias significativas que resultem em ações efetivas e concretas para que a comunidade Fiocruz seja aliada na garantia desses direitos”.

A Fiocruz, em sua ampla atuação, contribui para a defesa dos direitos humanos. Por meio das pesquisas, debates, formações e tantas outras ações, a instituição busca garantir o acesso universal a serviços de qualidade, promovendo o bem-estar e a equidade. Em linha com esses esforços, a Cedipa potencializa a discussão em relação às questões relacionadas à igualdade de gênero, acessibilidade e inclusão, equidade étnico-racial, a fim de enfrentar as discriminações e contribuir para práticas mais equânimes.

O Dia Internacional dos Direitos Humanos marca a adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948. Essa data é um lembrete do compromisso contínuo de construir um mundo onde qualquer pessoa tenha acesso à equidade de direitos fundamentais e dignidade, além de ser uma oportunidade de reafirmar a responsabilidade coletiva para a promoção e proteção dos direitos humanos.
 

Voltar ao topoVoltar