Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

CD discute o sistema de CT&I na Amazônia


30/08/2022

Leonardo Azevedo (CCS)

Compartilhar:

Os desafios da atuação da Fiocruz na Amazônia numa perspectiva de fortalecer o sistema de CT&I e o SUS foi o tema da apresentação da coordenadora de Estratégias de Integração Regional e Nacional, Zélia Profeta; e dos diretores da Fiocruz Amazônia, Adele Benzaken, e da Fiocruz Rondônia, Jansen Medeiros. A proposta é promover, em 2023, um grande seminário no âmbito da Pan-Amazônia - movimento que envolve todas as nações que abrangem a floresta - com a participação de unidades da Fundação, instituições com atuação na região e a sociedade civil. 

O objetivo é discutir propostas para o fortalecimento da Amazônia no campo de CT&I, nas áreas de saúde e educação, além de estimular a interação de instituições para o desenvolvimento, potencializando as oportunidades que a Amazônia oferece. Segundo Adele Benzaken, a ideia é incluir no vento temas já aprovados no Congresso Interno e da Carta da Fiocruz Desenvolvimento Sustentável com Equidade, Saúde e Democracia, dirigida aos candidatos à Presidência da República e à sociedade.  

O tema gerou o interesse dos conselheiros, que citaram iniciativas das unidades na região e se colocaram à disposição para a construção do evento. A presidente Nísia Trindade Lima ressaltou a importância de mais integração na relação com as instituições locais e com o sistema Fiocruz. 

Amazônia Legal 

Jansen Medeiros iniciou a apresentação abordando questões específicas da Amazônia, como bioma, dados territoriais e populacionais, o impacto do desmatamento no aumento dos casos de doenças como malária e leishmaniose e indicadores de ciência e tecnologia. A região possui o menor índice de mestres e doutores do país e tem a menor participação em investimentos em C&T. Jansen abordou ainda alguns dos graves problemas enfrentados na região, como acesso ao saneamento básico e poucas unidades de saúde – a região norte tem o menor número de médicos por 100 mil habitantes do Brasil.  

De acordo com o diretor, as duas unidades da Fiocruz na Amazônia Legal têm buscado uma atuação conjunta e sinérgica em diferentes áreas, como gestão, pesquisa e educação. Jansen ressaltou o edital Inova Amazônia, promovido pela Fiocruz em parceria com as fundações de apoio do Amazonas e de Rondônia, Fapeam e Fapero, respectivamente.  

Congresso Interno 

A tese 9, aprovada no VIII Congresso Interno, reconhece a Amazônia como tendo papel estratégico na geração de conhecimento e inovação em saúde e a importância da atuação em parceria com instituições e movimentos locais, nacionais e internacionais para a resolução de problemas em saúde pública e para o desenvolvimento sustentável do país.  

No relatório final do IX Congresso Interno, a presidente Nísia Trindade Lima chamou a atenção que desenvolvimento com equidade tenta sintetizar uma perspectiva em que a dignidade humana, a justiça social e a preservação do ambiente estão no centro das preocupações do desenvolvimento e que tal perspectiva é indissociável da democracia.

Voltar ao topoVoltar