Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

CD discute apoio a estudantes da pós


10/10/2019

Erika Farias/CCS

Compartilhar:

O Conselho Deliberativo da Fiocruz (CD) tratou do cenário atual da pós-graduação no país na última reunião, realizada nos dias 23 e 24 de setembro. A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Cristiani Machado Vieira, apresentou uma proposta, aprovada por unanimidade, na qual apontou medidas a serem tomadas para reduzir os impactos dos cortes de bolsas. “Ciência, tecnologia e educação são investimentos e têm que ser colocados como tal. Vamos estudar todas as medidas possíveis para preservar esses estudantes”, ressaltou. 

A proposta implica medidas de mobilização ampla e compreensão política do cenário; uma concessão emergencial de bolsas seguindo os critérios estipulados pelos conselheiros; a realização de oficina de planejamento, com vistas a uma ação mais coordenada institucionalmente e diretrizes claras para cenários de crise. Futuramente, essas diretrizes voltarão a ser debatidas no CD. 

“Estamos preocupados em manter o dinamismo da nossa pós-graduação e da nossa iniciação científica diante desse cenário adverso”, afirmou Cristiani. “Nós compreendemos que o fomento é imprescindível para a própria continuidade das pesquisas. Muitos estudantes dependem das bolsas - vêm de outros estados e não trabalham. As bolsas são essenciais para atrair os jovens para a carreira científica e para a carreira em docência”, avaliou Cristiani. 

O vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Mario Moreira, reforçou a visão de que para uma instituição de ciência e tecnologia, como a Fiocruz, a questão do ensino está na base. “Vai ser um período de sacrifício, mas a Fiocruz não produz conhecimento para si própria. Ela produz para a sociedade”, afirmou. Dois representantes da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz (APG) - Elizabeth Leite Barbosa (Ensp) e Ícaro Rodrigues dos Santos (IOC) – foram convidados a participar da discussão do CD. 

Os estudantes atualizaram os conselheiros a respeito da mobilização e questionaram as estratégias da Fiocruz para enfrentar a situação de crise gerada pelo corte de bolsas. Segundo Cristiani Machado Vieira, a VPEIC tem mantido contato estreito com a APG. “Estamos avaliando de que forma podemos apoiar os estudantes. Eles estão muito envolvidos com toda essa situação, não apenas por eles mesmos, mas pela situação do país”, disse. Ela destacou o apoio nos diversos estados onde a Fiocruz atua e a importância regional da pesquisa.  

Voltar ao topoVoltar