Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

CD debate documento de contribuição ao processo eleitoral


09/08/2022

Claudia Lima (CCS)

Compartilhar:

O documento de contribuição da Fiocruz para o debate eleitoral foi discutido pelo Conselho Deliberativo (CD), reunido presencialmente nos dias 1º e 2/8, no Campus Manguinhos-Maré. O coordenador de Estudos Estratégicos, Carlos Gadelha, fez um exercício de síntese das teses e ideias do Relatório Final do IX Congresso Interno para embasar a proposta apresentada, que terá como título Desenvolvimento sustentável com equidade, saúde e democracia. O documento será concluído e divulgado até 14 de agosto.

“A Fiocruz é hoje referência para propostas fundamentais nesse momento de emergência sanitária. Esse documento é uma peça de diálogo da Fiocruz, que se soma ao momento democrático de buscar saídas para o país na construção de políticas públicas, a partir de seu conhecimento”, afirmou a presidente Nísia Trindade Lima. “Temos o compromisso de fazer um balanço dos desafios do Brasil e do mundo nesse contexto, tendo a Ciência, a Tecnologia e a Inovação como elementos fundamentais para pensar o desenvolvimento humano, social e econômico”, avaliou. 

Os conselheiros aprovaram as bases propostas e fizeram suas contribuições. O objetivo é finalizar e divulgar o documento até 14 de agosto – véspera do prazo final para o registro de candidatas e candidatos aos cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. Nísia lembrou da atuação institucional nas últimas eleições, quando chamou os candidatos ao debate, convite aceito por três deles. “Queremos contribuir para uma agenda de futuro do país, com mais equidade e justiça.”, disse a presidente.

*Fotos: Peter Ilicciev (CCS)

Voltar ao topoVoltar