Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Castelo Mourisco recebe mostra com peças históricas sobre saúde e anatomia


04/06/2013

Compartilhar:

A exposição Corpo, saúde e ciência: o Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz será inaugurada nesta quinta-feira (6/6), no Castelo Mourisco da Fiocruz. A mostra, com entrada franca, reúne peças e documentos centenários que resgatam a história de 110 anos do Museu da Patologia. São fotos, desenhos anatômicos, instrumentos médicos raros usados em exames e tratamentos, além de vacinas antigas, reunidos desde o início do século 20.

Por meio de atividades interativas - como microscopia virtual, telepatologia, observação de células ao microscópio, além de jogos lúdicos e uma miniatura de Sistema Circulatório -, os visitantes podem conhecer parte de um importante patrimônio da ciência e da saúde dos brasileiros, que quase foi dizimado durante o período da ditadura militar.

Parte das atividades do Museu da Vida, a exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 (com agendamento prévio), e aos sábados, das 10h às 16h (visitação livre).

O acervo totaliza cerca de 100 itens do histórico original de algumas das Coleções Biológicas de maior valor histórico mantidas pelo IOC e pela Fiocruz: a Coleção da Seção de Anatomia Patológica, criada em 1903 pelo próprio sanitarista Oswaldo Cruz, a partir das amostras trazidas da Alemanha pelo pesquisador Rocha Lima; a Coleção de Febre Amarela (1930-1970), que registra a história das epidemias do agravo no país; e a Coleção do Departamento de Patologia do IOC, iniciada em 1984.

Museu da patologia

O Museu da Patologia também tem um espaço on-line. Em sua página, é possível acessar algumas coleções: febre amarela, seção de anatomia patológica (coleção original do museu), além da coleção do departamento de patologia do IOC.

Serviço

Exposição Corpo, saúde e ciência: o Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz
Data: a partir de 6/6
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 (com agendamento prévio), e aos sábados, das 10h às 16h (visitação livre)
Local: Castelo Mourisco da FIocruz
Avenida Brasil 4.365 - Manguinhos, Rio de Janeiro.
Saiba mais.

Voltar ao topoVoltar