28/05/2012
A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) lançou na última sexta-feira (25/5) o Inventário do Fundo Carlos Chagas Filho. Trata-se da relação detalhada do patrimônio arquivístico acumulado e gerado pelo médico, cientista e acadêmico brasileiro, fundador do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que atuou ainda na Organização das Nações Unidas, na Unesco e na Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano.
O Inventário, disponível on-line, está dividido em cinco grupos, abrangendo a vida pessoal, a formação e a administração da carreira, a docência e a pesquisa, a gestão de instituições de ciência e tecnologia em saúde e as relações interinstitucionais e em intergrupos. Além do Fundo, a Casa de Oswaldo Cruz dispõe da exposição virtual Carlos Chagas Filho. Cientista brasileiro: profissão esperança, que reproduz a mostra montada em 2010 no campus da Fiocruz, em Manguinhos, por ocasião do centenário de nascimento do cientista.
Com mais de 39 metros de documentos textuais, o Inventário reúne cartas, memorandos, ofícios, telegramas, bilhetes, convites, cartões-postais, discursos, conferências, diplomas, certificados, declarações, currículos, projetos de pesquisa, comunicações, artigos científicos, programas de eventos, notas para a imprensa, protocolos de pesquisa, atas de reunião, entrevistas, relatórios de atividades, jornais e outros documentos.
Leia mais no site da COC.
Fundo reúne cartas, memorandos, ofícios, telegramas, bilhetes, convites, cartões-postais, discursos, conferências e artigos científicos, entre outros documentos
Mais em outros sítios da Fiocruz