Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Carlile Lavor é homenageado durante 4º Ceará Científico

21/11/2019

Compartilhar:

O coordenador geral da Fiocruz Ceará, Carlile de Lavor, foi homenageado, na manhã desta quinta-feira (21/11), durante a abertura do 4º Ceará Científico, realizado no auditório da Fiocruz Ceará. O evento é uma ação do Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, que propõe a culminância da etapa estadual de todos os projetos científicos e artísticos culturais, trabalhados no cotidiano escolar.

O Ceará científico faz parte da política educacional de popularização das ciências, da cultura e da tecnologia do Governo do Estado do Ceará, desenvolvido em três etapas: escolar, regional e estadual. As ações pedagógicas têm como objetivo, a produção e a dinamização do conhecimento no contexto da sala de aula, da escola, da comunidade, da sociedade e do mundo.

A Secretaria de Educação agrupou os municípios cearenses em regiões e cada uma delas é acompanhada por Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes). O município do Eusébio, onde está instalada a sede da Fiocruz Ceará, faz parte do CREDE 1, que contempla também, os municípios de Maracanaú, Aquiraz, Caucaia, Guaiuba, Itaitinga, Maranguape e Pacatuba.

As apresentações dos trabalhos dos estudantes acontecem até esta sexta-feira (22/11), na sede da Fiocruz. Mais de 100 projetos, com exposições de banners e comunicações orais estão sendo avaliados na etapa regional. Os vencedores representarão suas escolas na etapa estadual que acontece em Fortaleza e reúne os projetos escolares destaques de toda a Rede Pública Estadual, distribuídos em oito categorias e um total de 184 equipes e mais de 750 participantes.

Em sua fala, o coordenador geral da Fiocruz Ceará, Carlile de Lavor, destacou a importância do ensino e da popularização da ciência para vivermos em um mundo melhor.

“A Fiocruz é o palco da ciência e estamos muito felizes de receber o Ceará Científico na nossa sede. É preciso usar a ciência para saber como vamos viver melhor e em paz. Fizemos um grande trabalho para reduzir as mortes das crianças, com os médicos, enfermeiros e agentes comunitários, mas muitas dessas crianças estão morrendo ou estão matando hoje. Como vamos melhorar isso? Esse é o grande desafio da educação”, afirmou.

Em 2019, também serão realizados Seminários de Educação Científica e Ambiental em nível estadual e regional para discutir e apoiar ações de inovação e desenvolvimento científico no Ceará.

Voltar ao topoVoltar