Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Canal Saúde na Estrada destaca projeto do SUS em modalidade paralímpica


02/09/2016

Fonte: Canal Saúde/Fiocruz

Compartilhar:

Muita gente pode pensar que o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Paralimpíadas não têm nenhuma relação além do fato de o SUS oferecer atendimento integral aos paratletas, turistas e todo o público em geral que vai participar dos jogos. Mas o Canal Saúde na Estrada descobriu que existem conexões que poucos imaginavam em lugares bem distantes do Rio de Janeiro, onde os Jogos Paralímpicos começam no próximo dia 7/9/2016. A equipe do programa foi a Junqueiro, no interior de Alagoas, onde conheceu o Projeto Esportivo Bocha Adaptada, oferecido pelo SUS na cidade desde o ano passado.  

A modalidade na qual o Brasil foi bicampeão nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, conquistando quatro medalhas de ouro e é esperança de medalhas este ano, é usada para promover a inclusão social de pessoas com deficiência no município. O programa que estreia no Canal Saúde na próxima segunda-feira (5/9), às 10h, às vésperas do início das Paralimpíadas vai mostrar o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Unidade Básica de Saúde Sebastião Cândido Alexandre.

A prática esportiva na Unidade Básica de Saúde (UBS) foi introduzida pela educadora física Bianca Costa e já mostra resultados positivos, ajudando no trabalho de reabilitação de pessoas com paralisia cerebral com estímulos ao desenvolvimento de habilidades físicas e cognitivas. 

No programa, além de conhecer o trabalho dos profissionais envolvidos no projeto e as histórias de pessoas que têm se beneficiado com ele, o telespectador vai aprender um pouco mais sobre esse esporte paralímpico, como por exemplo, como funciona a divisão em categorias da bocha adaptada.

Sobre o Canal Saúde na Estrada

O programa mostra experiências bem sucedidas do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país, que podem e devem ser seguidas. A equipe viaja tanto por capitais quanto por cidades pequenas para abordar as pautas com profundidade e uma visão ampliada da Saúde.

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 3.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital; em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690); e nas TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde.  Os conselheiros de saúde nos municípios brasileiros podem assistir pela Oi TV, canal 910.

Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique na WEB TV, na página principal.

Voltar ao topoVoltar