Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Campus Manguinhos – Informações úteis

Imagem aérea do campus mostra praça e telhados da biblioteca

05/11/2014

Compartilhar:

O campus-sede da Fiocruz fica no bairro de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O acesso principal é pela Avenida Brasil, na altura da passarela 6. A entrada auxiliar fica na Rua Leopoldo Bulhões 1.480, quase em frente à estação de trem de Manguinhos.

Existe um mapa, elaborado pela Diretoria de Administração do Campus (Dirac/Fiocruz), que mostra todos os prédios do campus. Se é sua primeira visita, pode ser útil identificar, no mapa, a localização do edifício aonde precisa ir, uma vez que o campus é muito grande. Além disso, os profissionais que trabalham na recepção são treinados para auxiliar os visitantes, indicando os melhores trajetos entre a entrada e os prédios.

Como circular pelo campus

A Fundação disponibiliza gratuitamente para seus profissionais, alunos e visitantes serviço de transporte interno feito por micro-ônibus, que circulam em horários regulares. Por toda a área da Fundação, há indicações dos pontos onde esses veículos param para a subida de passageiros. Também há carros elétricos, que atendem pessoas com deficiência física, idosos e gestantes. Para solicitá-los, procure os recepcionistas, já na entrada principal, ou no prédio que estiver visitando.

O acesso a toda e qualquer localidade dentro da Fundação depende da identificação do aluno, funcionário e visitante. Por isso, lembre-se de trazer um documento de identidade.

Como chegar

O usuário que deseja chegar na Fiocruz pode utilizar ônibus, trem ou metrô.

Para vir de trem, o visitante deve descer na estação Manguinhos da Supervia, localizada em frente à entrada dos fundos (Rua Leopoldo Bulhões 1.480). O usuário precisa apenas ficar atento à plataforma de embarque. Vindo da Central do Brasil, deve embarcar na Plataforma 12, nos trens sentido Gramacho e Saracuruna. Aqueles que embarcam nos ramais de Deodoro, Santa Cruz, Japeri, Paracambi, Belford Roxo, Vila Inhomirim e Guapimirim devem descer em São Cristovão, estação de transferência para os ramais de Gramacho e Saracuruna (veja o mapa).

Para vir de metrô, o usuário precisa utilizar a Linha 2 e descer na Estação Triagem. Dessa estação é possível fazer baldeação para a Estação Triagem da Supervia, que fica apenas a uma estação de Manguinhos.

Conheça algumas linhas de ônibus que passam pela Fiocruz.

Também é possível que o visitante venha de carro para a Fundação. Mas terá que identificar-se na recepção, explicando o motivo da visita. Há áreas de estacionamento por todo o campus, porém nem sempre existem vagas disponíveis. Por isso, prefira o transporte público.

Descarte de materiais recicláveis

A Fiocruz tem um Ecoponto, localizado na Central de Saneamento de Manguinhos (próximo à Escola Politécnica), onde é possível destinar para reciclagem papéis, papelão, plástico, metal, vidro, banner, embalagem longa vida, livros, brinquedos, óleo vegetal, pilhas ou baterias e materiais tecnológicos.

A coleta de óleo vegetal é realizada especificamente às quintas-feiras, das 8h às 11h, em quatro pontos localizados nas entradas da Fundação. É possível trocar o óleo usado por uma muda de planta.

Alimentação

Diversos quiosques, lanchonetes e restaurantes estão espalhados pelo campus. Cartões de crédito, débito e alimentação são aceitos na maioria dos restaurantes. Já os quiosques e lanchonetes, em sua maioria, só aceitam pagamento em dinheiro.

Banco

O Banco do Brasil mantém uma agência localizada em frente à Biblioteca Central de Manguinhos, funcionando das 10h às 16h, além de caixas eletrônicos situados no andar térreo da Ensp, no Pavilhão Rocha Lima (Bio-Manguinhos) e nos fundos do prédio do Quinino.

Correios

A agência dos Correios situada no campus está localizada atrás da Casa de Chá, próximo ao Castelo, e funciona no período das 9h às 11h e das 12h às 17h.
Tel.: (21) 2598-4377.

Voltar ao topoVoltar