Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Câmara Técnica de Ambiente reafirma a centralidade do eixo saúde e ambiente para a Fiocruz


09/12/2021

SAS/VPAAPS

Compartilhar:

A Câmara Técnica de Ambiente (CTA) reuniu, no dia 7 de outubro, membros e pesquisadores das Unidades da Fiocruz discutir o documento de referência da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) e o documento base do IX Congresso Interno da Fiocruz. 

A cada quatro anos, desde 1988, delegados eleitos pelas diferentes unidades da Fiocruz reúnem-se no Congresso Interno da instituição, para deliberar sobre temas estratégicos relacionados ao projeto institucional. 

Nos três últimos congressos, o eixo saúde, ambiente e sustentabilidade foi tema central da Fiocruz. Desta vez, na avaliação dos integrantes da CTA, o documento base não refletiu a centralidade do eixo.

Desde a Rio-92 as questões ambientais fazem parte da agenda da Fiocruz e com a aceleração da crise climática, a capacidade de enfrentamento a esse desafio precisa ser reafirmada no congresso da instituição. 

Desta forma, os integrantes da CTA acordaram a construção de uma nova tese, a fim de contemplar os aspectos relevantes da área de Ambiente. A nova tese foi elaborada e submetida à VPAAPS para encaminhamento às unidades da Fiocruz. 
Além do debate sobre o IX Congresso Interno, também foi apresentado  na reunião da câmara técnica o Termo de Referência  do Programa de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade (FioProsas).

O documento apresentado na reunião reafirma a necessidade de que o ambiente e a sustentabilidade pertençam ao conjunto e à prática da saúde coletiva e da saúde pública, enquanto expressão viva de sua transversalidade.

Voltar ao topoVoltar