Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cadernos de Saúde Pública discute os 25 anos do Sistema Único de Saúde


09/10/2013

Compartilhar:

Foi publicado o volume 29, número 10, da revista Cadernos de Saúde Pública, elaborada pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Focada no aniversário de 25 anos do SUS, a publicação apresenta como base para discussão o artigo “A Constituição Cidadã e os 25 anos do Sistema Único de Saúde (SUS)”, escrito pelo médico e professor Jairnilson Silva Paim.

No texto, Paim analisa as origens das primeiras políticas sociais criadas durante a transição do feudalismo para o capitalismo no início do século 16, a reorientação da forma de abordar a “questão social” após a hegemonia conquistada pelos EUA no século 20, os projetos políticos elaborados na transição democrática brasileira e a criação do SUS. Segundo o autor, a nova Constituição conseguiu fazer com que a assistência social deixasse de ser filantropia estatal, alcançando o estatuto de direito, apesar de toda oposição feita pela cúpula governista na época.

Paim também chama atenção para o fato de que todos os governantes eleitos após a redemocratização trouxeram alguma contribuição ao SUS, mas se mostra preocupado com a prevalência dos interesses do capital. “Pensar os 25 anos do SUS à luz das políticas públicas e da reforma sanitária brasileira, supõe olhar o Brasil para além das aparências midiáticas e do discurso oficial. Na aparência, constata-se uma direção cultural e moral, quando integrantes do movimento sanitário chegam a ocupar posições de governo, mas na essência prevalecem os interesses do capital, assegurados por seus representantes dentro e fora do setor”.

Oito pesquisadores foram convidados a debater os temas propostos pelo artigo de Paim. O debate amplia com um artigo de Mario Dal Poz na seção Perspectivas, com o título "A crise da força de trabalho em saúde".

Clique aqui para acessar a revista.

Voltar ao topoVoltar