Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cadernos de Saúde Pública destaca governança global para a saúde


05/06/2014

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

A edição atual do Cadernos de Saúde Pública (Nº 30/Vol. 4) traz em seu editorial uma discussão sobre governança global para a saúde, escrita pelo ex-presidente da Fundação e coordenador do Centro de Relações Internacional da Fiocruz, Paulo Buss. Em seu texto, Buss aborda a especial atenção que tem sido conferida ao informe preparado pela Comissão The Lancet - Universidade de Oslo, intitulado As origens políticas da iniquidade em saúde: perspectivas de mudança.

Paulo Buss ressaltou em seu texto que o documento – lançado recentemente pelo periódico inglês The Lancet (Lancet 2014; 383:630-67) – defende que a distribuição dos riscos em saúde continua sendo extrema e inaceitavelmente desigual e que, por sua vez, contraditando o que seria esperado, o atual sistema de governança global falha na proteção à saúde da população, afetando desastrosamente os mais pobres, vulneráveis e marginalizados. 

Além de outros artigos escritos por pesquisadores da Ensp/Fiocruz relacionados à autotestagem domiciliar para o HIV, a doença de Chagas no Ceará e a proposta de uma nova ferramenta para a avaliação de resultados aplicáveis às doenças crônicas, a revista deste mês, em sua seção Fórum, debate a temática da saúde indígena em um compilado de textos relacionados a formação e educação permanente de trabalhadores para atuação em contextos interculturais, o subsistema de saúde indígena, território e ecologia do povo Xavante, além de notas sobre alguns equívocos na política atual de atenção a saúde da população indígena.

Mais informações sobre esta edição do Cadernos de Saúde Pública estão disponíveis no Informe Ensp.

Voltar ao topoVoltar